COPA DO MUNDO: GOVERNO DO RJ DECRETA PONTO FACULTATIVO NA SEGUNDA E ITALVA TERÁ EXPEDIENTE REDUZIDO

O Governo do Estado do Rio de Janeiro decretou ponto facultativo na próxima segunda-feira (29) em razão da partida da Seleção Brasileira pela fase eliminatória da Copa do Mundo de 2026. A medida foi publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (25) e assinada pelo governador em exercício, o desembargador Ricardo Couto.

O decreto abrange os órgãos da administração direta, autarquias e fundações públicas estaduais. A determinação, porém, não se aplica aos serviços considerados essenciais. De acordo com o Governo do Estado, unidades de saúde, forças de segurança e demais atividades indispensáveis ao atendimento da população seguirão funcionando normalmente.

A Seleção Brasileira entra em campo às 14h da segunda-feira (29), em partida válida pela fase eliminatória do Mundial. O adversário do Brasil ainda será definido. A equipe brasileira chega ao confronto após terminar a fase de grupos na liderança do Grupo C.

Italva reduz expediente nos órgãos municipais

Seguindo a movimentação em torno do jogo da Seleção Brasileira, a Prefeitura de Italva também publicou o Decreto Municipal nº 2756, de 25 de junho de 2026, estabelecendo alteração no funcionamento dos órgãos municipais.

O decreto, assinado pelo prefeito, considera a participação do Brasil na XXIII Copa do Mundo, realizada nos Estados Unidos, México e Canadá, além da grande mobilização dos brasileiros e dos italvenses em torno da competição.

Conforme o documento, no dia 29 de junho de 2026 o expediente dos órgãos e entidades da Administração Pública Municipal será encerrado às 12h.

A medida não se aplica aos setores cujas atividades não possam ser interrompidas por exigências técnicas ou por interesse público. Nesses casos, o funcionamento ficará sob responsabilidade dos respectivos chefes. O decreto também estabelece que caberá à Secretaria Municipal de Educação definir os horários de funcionamento das unidades escolares municipais.

Com a decisão, os servidores estaduais e municipais terão o funcionamento adaptado para acompanhar a partida da Seleção Brasileira, sem comprometer os serviços essenciais oferecidos à população.


Postagem Anterior Próxima Postagem