O Italva em Foco recebeu neste sábado (04) um relato sobre a morte de cães e gatos no bairro Alto do Hospital, em Cardoso Moreira. Segundo informações da dona de uma gata que morreu nesta semana, os casos vêm ocorrendo há alguns meses e somente nos últimos dias outros dois animais — um cachorro e uma gata que estava com filhotes — morreram com suspeita de envenenamento.
A moradora contou que já perdeu três animais da mesma forma. “É uma dor muito grande. Eles eram parte da família. Hoje ainda vou à delegacia registrar um boletim de ocorrência, porque isso não pode continuar acontecendo”, desabafou.
Casos semelhantes têm se tornado cada vez mais frequentes, tanto em Cardoso Moreira quanto em Italva, e acendem o alerta para a necessidade de investigação e punição dos responsáveis.
Vale lembrar que envenenar animais é crime, conforme o artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998), que prevê pena de três meses a um ano de detenção, além de multa, para quem praticar maus-tratos contra animais domésticos ou silvestres.
Denúncias podem ser feitas à Polícia Militar, pelo telefone 190, ou à Delegacia de Polícia Civil de Italva/Cardoso Moreira, pelo número (22) 99202-3881.
3.png)


.jpg)
