A Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE-CAP), sob comando do delegado titular Dr. Moysés Santana, deflagrou nesta semana uma operação que resultou no cumprimento de 18 mandados de busca e apreensão em Campos dos Goytacazes e Cardoso Moreira.
No município cardosense, na manhã desta terça-feira (09/09), os agentes estiveram em três endereços. A polícia civil não divulgou mais detalhes sobre a operação em Cardoso Moreira, mas apuramos que a ação faz parte de uma investigação voltada ao combate ao tráfico de drogas e à associação criminosa, desencadeada a partir de informações repassadas pelo Laboratório de Operações Cibernéticas (Ciberlab), do Ministério da Justiça.
De acordo com o levantamento, frascos geralmente utilizados em pesquisas científicas estariam sendo comprados em grande escala por traficantes, que os usavam para fracionar e embalar cocaína. Esses recipientes, conhecidos como “eppendorfs”, vinham sendo comercializados livremente pela plataforma Mercado Livre.
Ainda segundo o Ciberlab, apenas em 2024, 77 usuários adquiriram entre 200 mil e 1,8 milhão de unidades cada, movimentando milhões de frascos para fins ilícitos. Somente 11 compradores do estado do Rio de Janeiro concentraram juntos mais de 3,3 milhões de unidades, número considerado incompatível com qualquer atividade laboratorial regular.
Com base nesses dados, a DRE-CAP solicitou à Justiça a
expedição de mandados de busca e apreensão, medida autorizada pela 1ª Vara
Criminal de Campos dos Goytacazes. O objetivo é coletar novas provas e
identificar os envolvidos na rede de fornecimento e utilização desses insumos. A
Polícia Civil informou que as investigações permanecem em andamento para
detalhar toda a cadeia de comercialização e uso dos frascos no esquema do
tráfico. Fonte: Cardoso Moreira News
3.png)






