Uma idosa de 77 anos, moradora de Italva e com casa de veraneio em São Francisco do Itabapoana, foi vítima de um golpe que resultou em um prejuízo de mais de R$ 338 mil. A vítima, que possui dificuldades com a tecnologia e aplicativos de banco, foi enganada por um homem que se aproximou sob o pretexto de ajudá-la. A investigação policial aponta que o suspeito, que já tem passagens pela polícia, está foragido.
O golpe começou em janeiro de 2025, na praia de Santa Clara, em São Francisco do Itabapoana, onde a idosa passava as férias. Ela iniciou uma amizade com Eloi Pereira da Silva Neto, que já conhecia familiares da vítima. Segundo a idosa, a aproximação foi rápida e Eloi se aproveitou de sua vulnerabilidade para ganhar sua confiança, afirmando que a ajudaria com o celular e os aplicativos bancários.
A partir de maio de 2025, a idosa percebeu que seu chip de celular havia sido trocado. O novo chip estava no nome da avó de Eloi. A idosa revelou que entregou o chip antigo para ele confiando em suas palavras. No entanto, pessoas que tentaram ligar para seu antigo número reportaram que um homem, cuja voz foi posteriormente reconhecida pela vítima como a de Eloi, atendia as ligações. O esquema foi descoberto em 13 de maio, após a idosa receber uma ligação do Banco Itaú, que alertou sobre movimentações atípicas em sua conta. A partir daí, com a ajuda de seu filho e amigos, a vítima começou a investigar e descobriu uma série de transações fraudulentas realizadas desde o início do ano.
A apuração inicial da vítima revelou uma série de prejuízos em suas contas bancárias além da contratação de diversos empréstimos consignados em nome dela lhe causando prejuízos que ultrapassam R$300 mil. A idosa, que explicitou nunca ter feito transações via Pix em seu celular e que não autorizou Eloi a realizar nenhuma operação em seu nome, informou que sua saúde ficou abalada com a descoberta do golpe. Ela se sente dopada em algumas ocasiões e teme por sua vida, pois soube, através de amigos, que Eloi é perigoso e tem passagens por roubo e furto.
As delegacias de Italva (148ª DP) e São Francisco do Itabapoana (147ª DP) iniciaram as diligências para localizar Eloi. Ao perceber que estava sendo procurado, o suspeito se machucou durante a fuga, entrou em uma área de mata e conseguiu escapar. Posteriormente, ele teria furtado um carro após se passar por policial com um distintivo falso. Com o mesmo artifício, ele conseguiu que uma pessoa o levasse de barco para uma região próxima a São Francisco.
A polícia segue investigando o caso e buscando o paradeiro do criminoso. A idosa, que se sentia protegida pela suposta amizade, agora se vê com uma dívida colossal e a saúde abalada, com duas aposentadorias de baixo valor para arcar com o prejuízo causado pelo golpe.
AGORA O NOSSO ESPAÇO É CLIMATIZADO ❄️ PARA O CONFORTO DE VOCÊS AMIGOS CLIENTES😍🏃🏻♀️🏃🚀🔥
ATENÇÃO ⚠️ ACEITAMOS CARTÃO 💳 M&S BENEFÍCIOS 😍🚀🔥🏃🏼♀️🏃





