LÉO PELANCA: VETO PRESIDENCIAL IGNORA REALIDADE DE ESTIAGENS NO NORTE/NOROESTE FLUMINENSE

O Presidente do CIDENNF e Prefeito de Italva Léo Pelanca, divulgou uma nota na tarde desta sexta-feira (08/08) lamentando a atitude do Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva pelo veto do Projeto de Lei 1.440/2019, que classifica como semiárido o clima dos 22 municípios do Norte/Noroeste Fluminense.

Nota de Léo Pelanca, Presidente do CIDENNF e Prefeito de Italva

"Como Prefeito de Italva e Presidente do Consórcio CIDENNF, que representa 21 municípios do Norte e Noroeste Fluminense, manifesto minha profunda tristeza diante do veto presidencial ao Projeto de Lei nº 1440/2019, que reconhece as dificuldades climáticas enfrentadas por nossa região.

Quem vive e trabalha aqui sabe, na prática, como as mudanças climáticas têm sido severas, comprometendo a produção agrícola e tornando inviável a continuidade de diversas atividades no campo. Isso tem provocado o empobrecimento da nossa população e desestimulado nossos agricultores, que precisam de apoio e segurança para voltar a investir na agropecuária.

Este projeto de lei representa esperança para milhares de famílias e uma oportunidade real de garantir condições dignas para que o campo volte a prosperar. Espero que, unidos, possamos trabalhar para reverter essa decisão e assegurar um futuro melhor para a nossa região."

O Projeto, de autoria do então Deputado Federal Wladimir Garotinho, hoje Prefeito de Campos do Goytacazes, que tramitava no Congresso Nacional desde 2019, foi aprovado no Senado em julho e amplamente comemorado pelas lideranças da região, que prometem continuar na luta para que o semiárido na região seja reconhecido pela União.


Postagem Anterior Próxima Postagem