ATLETA ITALVENSE SE DESTACA EM PROVA DE TRIATHLON NO ESPÍRITO SANTO

Guarapari viveu um domingo histórico no último 3 de agosto quando aconteceu a edição 2025 do Capixaba de Ferro – Desafio Realcafé Reserva, um dos eventos de triathlon mais exigentes do Espírito Santo. Com largada às 6h30 na Praia da Bacutia, a competição reuniu mais de 500 atletas vindos de 19 estados brasileiros e de países como Argentina, Venezuela, Estados Unidos e Nova Zelândia, consolidando o caráter internacional da prova.

O cenário não poderia ser mais inspirador: águas cristalinas para a etapa de natação, estradas sinuosas e com trechos de serra para o ciclismo e um percurso de corrida à beira-mar, que mesclou beleza e dificuldade. Mesmo com a temperatura amena, o clima variou entre sol e vento, exigindo atenção redobrada dos competidores.

Nascida em Italva, onde trabalha,  e residindo em Itaperuna, a triatleta Cinthia David é filha de Vera David e Amarildo “Catito”.  

Formada em Educação Física, Cinthia iniciou sua carreira de atleta participando de corridas, mas logo despertou o desejo de se tornar uma triatleta, todavia precisava se dedicar à natação e ao pedal. Se organizou para participar de provas de natação, participando do “Rei e Rainha” realizado em Copacabana em dezembro de 2024. No início de 2025 começou os treinos com pedal e somente em abril os treinamentos já contavam com as três modalidades.

Faltando apenas dois meses para o “Capixaba de Ferro”, Cinthia passou a contar com uma assessoria especializada em treinamentos para o Triathlon. Com uma rotina pesada, três vezes na semana se dedicava à natação e ao pedal e cinco vezes à corrida. Fiel aos treinos a atleta também contou com o apoio de profissionais como nutricionista, nutróloga e fisioterapeuta.

SOBRE A PROVA

As dificuldades enfrentadas por Cinthia foram muitas, a começar pela natação. Com treinamentos em piscina, Cinthia nadou em mar aberto completando o percurso de 750m em 20m30s. No pedal o trecho percorrido foi de 20km, com subidas e curvas sinuosas. Outra dificuldade foi a própria bicicleta, que não era a adequada para a competição, mesmo assim a etapa foi concluída com o tempo de 49m28s.

Na corrida Cinthia manteve a concentração e o foco, percorrendo 5km com o tempo de 25m48s. Com essa performance incrível, Cinthia conquistou o terceiro lugar na categoria sprint, com um tempo total de prova de 01h43m26s.

“Me sentia muito bem treinada, mas sem muita experiência por ser a primeira prova, mesmo assim obtive um bom resultado. O desejo é continuar me preparando e dedicando aos treinos para as próximas competições”, afirmou. A conquista premia o esforço e a dedicação e sua recente carreira já se destaca pelos ótimos resultados.  

Com Redação de Fabricio Souza
Fotos: Redes Sociais


 Venha nos visitar na Av. Portela Salles, nº 11
Italva/RJ (próximo ao Banco do Brasil)

 WhatsApp: (22) 98816-1754

 Instagram: @arte_em_presente
Postagem Anterior Próxima Postagem