RAFAELLA FERREIRA!! JÁ OUVIU FALAR DE ANCORAGEM DE PREÇOS? #25

  

12/07/2025

JÁ OUVIU FALAR DE ANCORAGEM DE PREÇOS?


Por que restaurantes caros colocam um prato de US$ 400,00 dólares no menu, mesmo sabendo que ninguem vai pedir o prato? Esse prato não é para ser pedido. Ele está lá para mudar a forma como você vê os outros preços e isso se chama ancoragem de preço, uma estrategica psicologica dentro da economia comportamental que é pensada para fazer você gastar mais dinheiro. Ela funciona assim: nosso cérebro usa a primeira informação que vê como "âncora" para julgar o que vem depois. Ou seja, se você vê um produto de R$ 2.000, um de R$ 200 logo depois parece “barato”, mesmo que não seja. 

Caso Eleven Madison Park, Nova York


Quando esse restaurante premiado adicionou um prato de caviar que custava 400 dólares ao menu, o valor médio gasto lá por pessoa aumentou em 35%. Só que, detalhe, quase ninguem pediu o prato. Mas o novo item caro fez com que todos os outros pratos parecessem mais baratos em comparação com o superluxuoso de US$ 400. 

Caso Bistrô francês

Um pequeno bistro frances tentou fazer isso e adicionou um prato de lagosta por US$ 195,00 dólares no menu. Derrepente, um prato que até então era caro, o bife de US$ 45,00, parecia um achado e as vendas desse produto subiram em 27%. O resultado? US$ 8000,00 dólares a mais de faturamento por mês sem vender uma única lagosta. 

O que isso tem a ver com o seu bolso? 
Muita coisa. Apesar desses exemplos mostrarem restaurantes caros e preços exorbitantes, a ancoragem de preço está presente em praticamente todas as decisões de consumo que você faz no dia a dia. E o pior: muitas vezes, você nem percebe. Vamos dar uma olhada em alguns exemplos. 

Você já notou como sempre há uma versão “premium” absurdamente cara? Um celular de R$ 6.000 ao lado de outro de R$ 3.500. O modelo de R$ 3.500 continua sendo caríssimo, mas ao lado da opção mais cara, ele parece “razoável”. Com isso, você se sente mais confortável gastando mais do que planejou sem perceber que a sua decisão foi manipulada pela comparação. 

Um exemplo clássico é o do vinho. Ao colocar uma garrafa de vinho de R$ 300 na prateleira, o vinho de R$ 90, que antes parecia caro, agora parece uma escolha inteligente. A garrafa de R$ 300 quase nunca vende, mas ajuda a empurrar o consumidor para a faixa de preço intermediária.


Você já reparou como o combo grande parece “valer mais a pena” do que o médio, que por sua vez é só um pouco mais caro que o pequeno? Isso é intencional. Ao criar três opções de batata frita, por exemplo, os negócios sabem que a maioria vai escolher a do meio e aí colocam um preço intermediário de forma estratégica para parecer o melhor custo-benefício. O nome disso é efeito dominado, que caminha lado a lado com a ancoragem. 

Em serviços como Netflix ou Spotify, você vê o plano básico, o padrão e o premium. O plano mais caro as vezes tem vantagens julgadas pela maioria desnecessarias e raramente é o mais vendido, mas ele serve para “ancorar” o preço e fazer com que o plano padrão pareça o mais equilibrado, mesmo que o básico já atendesse suas necessidades. Essa manipulação sutil dos nossos julgamentos acontece o tempo todo. E se a gente não entende como funciona, passa a gastar mais, acreditando que está economizando.


A educação financeira entra justamente aqui 

Não é sobre ser mão de vaca ou virar um consumidor paranoico, mas sim sobre reconhecer os gatilhos mentais que influenciam suas decisões, para que o consumo seja uma escolha consciente, e não um impulso moldado por estratégias invisíveis. 

Quando você entende o que é ancoragem, você para de cair em armadilhas como: "Vou comprar logo esse de R$ 50, o de R$ 27 está quase o mesmo preço." "Não quero o mais barato, então o do meio é o melhor." "Essa promoção de 50% me fez economizar." (mesmo que você nunca tivesse intenção de comprar aquilo antes). 

O marketing vai continuar criando âncoras. A diferença é que agora, você vai saber onde está pisando — e o seu dinheiro também.

Para mais conteúdos como esse fique de olho no instagram @educafin__ ou no nosso site aqui e na coluna semanal do site Italva em Foco!

Boa semana a todos!! Rafaella Ferreira!!

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