A Prefeitura de Cardoso Moreira, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou na tarde desta segunda-feira (09) a confirmação de 20 casos de Febre Oropouche no município. A doença, causada por um arbovírus, tem despertado preocupação nas autoridades de saúde devido ao aumento de casos em diversas regiões do estado do Rio de Janeiro.
A Febre Oropouche é transmitida pelo mosquito Maruim, também conhecido como mosquito pólvora, um inseto comum em áreas próximas a matas e rios. Os sintomas são semelhantes aos da dengue e chikungunya, incluindo febre alta, dores de cabeça, dores no corpo e mal-estar geral.
Até o momento, o estado do Rio de Janeiro já registrou quatro mortes causadas pela Febre Oropouche em 2025. A situação está sendo monitorada de perto, com foco especial em municípios do interior, que apresentam maior vulnerabilidade devido à proximidade com áreas de mata.
A prefeitura informa que ações de controle e combate ao mosquito
transmissor estão sendo intensicadas e que a colaboração da população é
fundamental neste momento. Para mais informações, a população pode procurar a
Secretaria Municipal de Saúde ou acessar os canais ociais da Prefeitura de
Cardoso Moreira.