PRIVATIZAÇÃO DA BR 356 EM PAUTA

A Firjan participou nesta terça-feira (28/06) do evento “Apresentação de estudos e melhorias propostas”, que reúne diversas entidades em torno de soluções para a BR-101 e a BR-356, que passarão por nova licitação. O evento, organizado pela Fecomércio RJ em parceria com a prefeitura de Campos e o Sebrae, aconteceu na sede da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), e contou com a presença de equipes do Ministério da Infraestrutura e da Empresa de Planejamento e Logística (ELP), órgão responsável pelas rodovias e seus estudos de modernização. 

O conselheiro da Firjan Norte Fluminense e presidente da Associação das Indústrias da Codin (AIC), Lucas Vieira, esteve presente ao encontro representando a Regional e o presidente Francisco Roberto de Siqueira, que está em compromissos pela federação em Brasília. Lucas propôs a definição de prioridades entre as entidades do setor produtivo, e ressaltou a importância de dar celeridade à Estrada do Contorno, principal solução para melhorar a infraestrutura e atrair empresas para a região. 

“Propomos às entidades presentes uma discussão para definirmos as obras necessárias, quais delas devem ser de responsabilidades dos governos municipal e estadual, e quais devem ser incluídas na nova licitação. Entendemos que a Estrada do Contorno deve ser a prioridade absoluta da nova concessão, e figurar como item inicial do cronograma de obras. Mas temos também outras demandas de estradas ligando o Porto do Açu à BR-101 e a Ponte da Integração à BR-101, que devem estar na agenda de outras esferas de governo. Assim daremos a celeridade necessária para que as obras já autorizadas de fato aconteçam”, destacou Lucas Vieira. 

Participaram do encontro deputados federais, representantes da sociedade civil, técnicos da concessionária Autopista Fluminense, da Fecomércio, da EPL e da prefeitura de Campos, que entregaram projetos de melhoria da via. O objetivo do evento foi envolver a sociedade local no debate a respeito das dificuldades existentes, e propor possibilidades de melhorias. A ideia é que a maior parte da demanda da população e dos empresários esteja no novo edital, a partir também das audiências públicas a serem realizadas. O próximo encontro está previsto para acontecer no mês que vem em Itaperuna, no Noroeste Fluminense. 

A Autopista Fluminense, atual concessionária da BR-101, entrou com pedido de relicitação em 2020. Após avaliações e autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a EPL assinou o contrato para a elaboração de estudos como os de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental. A relicitação passará, ainda, por consulta e audiências públicas, a fim de colher sugestões e definir quais obras serão realizadas, seus prazos e demais obrigações da próxima concessionária. Segundo representantes do governo federal, a nova licitação prevê um estudo para avaliar a inclusão da BR-356, fundamental para conectar o Porto do Açu ao Noroeste Fluminense. A previsão é de que o processo seja concluído até março de 2024. Ascom/Firjan Norte/Noroeste Fluminense

Postagem Anterior Próxima Postagem