COMÉRCIO COMEMORA SEU DIA NESTA SEGUNDA


Nesta segunda-feira, 15 de 0utubro, o comércio de Italva comemora o Dia do Comerciário e, com isso, a maior parte dos estabelecimentos estará com as portas fechadas. Na verdade, o dia do comerciário é celebrado, nacionalmente, em 30 de outubro. Mas um acordo assinado entre o Sindicato Patronal e o Sindicato dos Empregados escolheu a terceira segunda-feira de outubro para comemorar a data. Este dia é dedicado ao descanso do empregado. O objetivo da data é recompensar os colaboradores que trabalharam sábados, véspera de datas comerciais como Dia das Mães, dos Namorados, dos Pais e das Crianças e também nos horários estendidos do período de Natal. Apesar do dia de descanso dos comerciários, os serviços públicos, bancos e outros funcionarão normalmente nesta segunda-feira.

DIA DO PROFESSOR
Segunda-feira também será comemorado o dia do professor e por conta disso não haverá aula nas instituições de ensino, tanto públicas quanto particulares. 

ORIGEM
No dia 15 de outubro de 1827, Dom Pedro I, Imperador do Brasil, decretou uma Lei Imperial responsável pela criação do Ensino Elementar no Brasil (do qual chamou “Escola de Primeiras Letras”), e através deste decreto todas as cidades deveriam ter suas escolas de primeiro grau. O decreto também continha o salário dos professores, as matérias básicas e até como os professores deveriam ser contratados. 

A comemoração começou em São Paulo, onde quatro professores tiveram a ideia de organizar um dia de parada para comemorar esta data, e também traçar novos rumos para o próximo ano. Esta data foi oficializada nacionalmente como feriado escolar através do Decreto Federal nº 52.682, de 14 de outubro de 1963.

Postagem Anterior Próxima Postagem