PROCURE SUA TRIBO


PROCURE SUA TRIBO
(Por Erivelton Mendes)

A humanidade anda meio desorientada, acho. A impressão que tenho é que as pessoas não estão conseguindo se encaixar e ficam presas em uma busca incessante pelo seu lugar, sem sucesso. E na medida que não se encontram perfeitamente, tentam desesperadamente ser o que não é. Buscam a felicidade e a perfeição ao lado de pessoas que não se encaixam, só pelo fato de parecer o certo a se fazer ou para mostrar algo que não é e quando descobre que alí não é o seu lugar, tende a se isolar.

Antes era fácil identificar os grupos de amigos, que compartilhavam do mesmo ideal, em uma cumplicidade coletiva e até mesmo bonita. Eram felizes entre si e não se importavam como viviam os demais. Ouviam suas músicas prediletas, assistiam seus filmes favoritos, buscavam atividades que mais lhes agradassem e seguiam o rumo da vida. O importante era ser feliz.

As redes sociais até inventaram os grupos, talvez porque muitos de seus idealizadores vivenciaram algo parecido em tempos de outrora, mas acredito que o plano meio que não deu certo. A plataforma virou um campo de batalha entre “idealizadores” da sociedade “perfeita”. Mas voltando ao início deste pensamento, vejo que a cada medida de tempo que vivemos estamos nos isolando cada vez mais. E a culpa não é da internet e sim de nós mesmos, que por muitas vezes não sabemos bem usar as ferramentas que nos são apresentadas.

Aristóteles, filósofo grego do século IV A.C., na sua obra Política aponta para o fato de haver na natureza humana uma tendência a viver em sociedade, mas vejo que ao tender naturalmente à vida coletiva, o homem mostra que é um ser carente e quando essa coletividade começa a ruir, não projetamos um futuro muito promissor. Lí dia desses na internet que um estudo da Universidade de Buffalo e da Escola de Medicina Monte Sinai (ambas dos Estados Unidos), publicado no site da revista Nature Neuroscience, que isolar-se do convívio social por um período prolongado pode provocar alterações cerebrais que levam a mais isolamento.

A parte boa é que o mesmo estudo relata que após experimentos, um período de integração social é o suficiente para reverter as consequências negativas do isolamento. Nada como manter umas boas amizades e frequentar umas reuniões sociais para fazer você se sentir melhor, né não? Então procure sua tribo, ela existe. Se encaixe, seja você, seja humano e tenha uma vida boa e saudável. Uma boa semana tribal para todos nós.
Postagem Anterior Próxima Postagem