ITALVA ALCANÇA MÉDIA NACIONAL E SUPERA MÉDIA ESTADUAL EM ÍNDICE DE EDUCAÇÃO

Italva comemora bons resultados na área da Educação. A cidade se destacou no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB), que mede a qualidade das oportunidades educacionais da educação básica. Em 2017 o município ficou com média 4,7, acima da média do Estado do Rio de Janeiro que é de 4,5. A média nacional ficou em 4,7. O IOEB é um índice alternativo aos oficiais que mede o nível de oportunidades educacionais oferecidas a crianças e jovens pelos municípios. Além do nível de aprendizagem, o Índice inclui indicadores como evasão e tempo de experiência de professores e diretores.

A diferença entre o IOEB e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é que este foca nas escolas e captura apenas os alunos que participam de alguma rede de educação, enquanto o IOEB usa o estado ou município como unidade de análise e captura os alunos de todas as redes e também aquelas crianças em idade escolar, mas que estão fora da escola.

Os indicadores usados pelo IOEB são: Proporção de docentes com pelo menos o ensino superior completo; Média de hora aula diária das escolas públicas e privadas das turmas de Ensino Fundamental e/ou Ensino Médio; Proporção de diretores com pelo menos 3 anos de experiência na escola; Proporção de diretores com pelo menos 6 anos de experiência na escola e Taxa de atendimento na educação infantil (0 a 6 anos).

CARDOSO MOREIRA
A cidade carinho ficou com um índice menor que a média nacional. Com índice de 3,9, Cardoso Moreira apresenta números abaixo da média estadual.

Postagem Anterior Próxima Postagem