Ultimas Notícias

10 dezembro 2017

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ITALVA PROMOVE CAPACITAÇÃO PNAIC

Os professores alfabetizadores, diretores e pedagogos da rede municipal de ensino de italva participaram dos encontros do curso de formação continuada do programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. A capacitação aconteceu na última semana no auditório da E.M. Glicério Salles e contou também com a participação dos alunos da Escola Municipalizada Usina São Pedro que apresentaram a peça teatral Morte e Vida Severina.

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, dos estados e municípios, de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do terceiro ano do ensino fundamental. Ao aderir ao pacto, os entes governamentais se comprometem a alfabetizar todas as crianças em língua portuguesa e matemática. O programa contribui para a alfabetização e o letramento, tendo como eixo principal a formação continuada dos professores alfabetizadores. Essa formação é um curso presencial de dois anos, com carga horária de 120 horas por ano, cuja metodologia propõe estudos e atividades práticas. 

Este programa conta com um conjunto de materiais específicos para alfabetização, tais como: livros didáticos, obras pedagógicas complementares aos livros e acervos de dicionários de língua portuguesa; jogos de apoio à alfabetização; obras de referência de literatura e pesquisas; obras de apoio pedagógico aos professores e tecnologias educacionais de apoio à alfabetização. Todas as escolas de educação básica estão contempladas com o programa do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, incluindo as escolas da área rural do município. Na prática essa capacitação dos professores vai gerar uma qualidade na alfabetização das crianças, permitindo alcançar a meta do Pacto de alfabetizar todas as crianças na idade correta.


Na Rua Olívia Faria no centro de Italva
em frente a Igreja Batista Central