HOMENAGEM: ITALVA PERDE VALOROSO MÚSICO E CIDADÃO

Por Adilton do Nascimento
Italva perdeu na última semana um de seus mais ilustres músicos; Ivo do Violão. Ele faleceu no sábado 12 de julho aos 60 anos vítima de um infarto. Ivo Avelino de Carvalho nasceu no distrito de Cimento Paraíso no dia 23 de setembro de 1953. Filho de Alípio de Carvalho e de Ana Maria de Carvalho, Ivo estudou no antigo Grupo Escolar Viveiros de Vasconcelos, atual Colégio Estadual Severino Pereira da Silva. Seu Alípio era comerciante e comprou um violão para que sua filha Josina,12 anos mais velha que Ivo, aprendesse a tocar o instrumento, porém foi o filho mais novo que tirou o primeiro som aos nove anos de idade. 

Ivo com amigos em uma roda de bar
Os clientes do comércio de seu pai ficavam admirados com a sua habilidade e seu interesse no aprendizado do instrumento. Conhecidos que sabiam tocar lhe deram as primeiras dicas e foram lhe ensinando os fundamentos básicos do violão. À medida que ia crescendo Ivo ia se dedicando ao aprendizado do instrumento e seu talento foi se evidenciando. Na juventude interessou-se pelo baixo e posteriormente pela baixaria com o violão de 7 cordas, típico do chorinho, gênero de sua especialidade.

Ivo no centro em carnaval antigo
Ao longo de sua vida, Ivo participou de diversas bandas e chegou a gravar participações em diversos álbuns. Encantava com seu talento por onde quer que passasse e há quem diga que o violão falava em suas mãos habilidosas. Ao lado de outros grandes músicos de nossa cidade, proporcionou momentos únicos para àqueles que apreciam uma boa música. Partiu cedo e deixa saudades e boas lembranças. Fotos: Arquivo da Família
Postagem Anterior Próxima Postagem