Ultimas Notícias

06 novembro 2013

JÁ COMEÇOU A 2ª ETAPA DA VACINAÇÃO CONTRA FEBRE AFTOSA

Começou na última sexta-feira, 01/11, a segunda etapa anual de vacinação contra a Febre Aftosa. Nesta campanha, que vai até o dia 30/11, deverão ser imunizados todos os bovinos e bubalinos (búfalos) com até 24 meses de idade. A estimativa é que sejam vacinados mais de 860 mil animais, que se encontrem nesta faixa etária, do total de 2,11 milhões de cabeças do rebanho estadual. 

O secretário estadual de Agricultura, Christino Áureo, destacou a importância dos índices de vacinação na manutenção do "status" de livre com vacinação no Rio de Janeiro. - A obtenção de índices vacinais superiores a 90% nos darão segurança para caminharmos no processo de retirada da vacina, o que deverá ocorrer gradualmente daqui a alguns anos. A vacinação de animais de até dois anos de idade, que acontece em novembro, já representa diminuição de despesas para o produtor, tanto na aquisição de vacinas quanto no pagamento de mão de obra. Também facilita o manejo do rebanho, uma vez que, historicamente a grande quantidade de chuvas neste mês costuma interferir no processo de vacinação. Nessa estratégia de vacinação, somente os animais mais jovens serão manejados - frisou.

Em Italva o pecuarista deve procurar Márcio Laduano no Posto de Defesa Agropecuária na sede da Secretaria de Agricultura Municipal com o CPF. Lá será feita a declaração dos animais existentes e o comprovante para a compra da vacina. Segundo nota da prefeitura de Italva, até mesmo os criadores que não possuem animais com até 24 meses de vida precisam declarar os animais existentes.