LÉO PELANCA INAUGURA SEDE PRÓPRIA DA ESF DO BAIRRO BOA VISTA

Na noite desta quinta-feira (05/09), a Prefeitura de Italva inaugurou a sede própria da Estratégia Saúde da Família (ESF) Pastor Jacy Paulo de Almeida, no bairro Boa Vista. O evento contou com a presença do prefeito Léo Pelanca, do vice-prefeito Plínio Fernandes, do secretário municipal de Saúde, Vanderlei Mendes, do deputado federal Otoni de Paula — responsável pela emenda parlamentar que viabilizou a obra —, além dos nove vereadores, secretários municipais, servidores e moradores da comunidade.

A unidade, implantada em 2021 no início da primeira gestão de Pelanca, funcionava até então em um imóvel alugado e adaptado. Agora, passa a oferecer à população um espaço moderno e mais adequado, com estrutura ampliada e atendimento odontológico. Atualmente, a ESF Boa Vista acompanha 654 famílias cadastradas.

Durante a cerimônia, profissionais da unidade também tiveram a oportunidade de se pronunciar, como a coordenadora da ESF, enfermeira Elisângela Mesquita, a médica Mariana Pinheiro e a agente comunitária de saúde Raquel de Souza. O deputado Otoni de Paula destacou a correta aplicação dos recursos e elogiou a administração municipal pela condução do projeto.

O prefeito Léo Pelanca celebrou a entrega da nova unidade: “Hoje tivemos a honra de inaugurar mais uma ESF, desta vez uma obra feita do zero, totalmente planejada e estruturada para oferecer o melhor para a nossa população. Feliz demais. A atenção à saúde básica do nosso município que já era boa, está ainda melhor. O bairro Boa Vista merece. Nossa cidade merece.”

O momento da abertura do laço, que simbolizou a entrega oficial da obra, foi marcado pela participação de Maria do Carmo Chrispim, moradora do bairro há 67 anos, convidada a representar a comunidade. Familiares do pastor Jacy Paulo, falecido em 2021 e que dá nome à unidade, também estiveram presentes.

Na ocasião, o vice-prefeito Plínio Fernandes anunciou que o governo estuda implantar atendimento odontológico em horário estendido, após às 18h, em um ou dois dias da semana. O projeto, em caráter piloto, poderá futuramente ser expandido para outras unidades de saúde do município.


Postagem Anterior Próxima Postagem