MORADOR DENUNCIA MORTES DE GATOS POR ENVENENAMENTO EM CIMENTO PARAÍSO: “ESTÃO EXTERMINANDO NOSSOS BICHINHOS”

A comunidade da localidade de Cimento Paraíso em Italva está consternada diante da sequência de mortes de gatos que, segundo relatos de moradores, estariam sendo intencionalmente envenenados. Os casos têm ocorrido nas imediações da Rua Maria José Aguiar Barcelos e se repetem há anos, mas nas últimas semanas o problema voltou a ganhar destaque após a morte de duas gatas, uma delas prenha.

O morador José Geraldo Sales divulgou dois vídeos nas redes sociais expressando sua revolta. Ele conta que cuida diariamente de alguns dos animais, mesmo aqueles que vivem nas ruas. Segundo José Geraldo, cerca de 10 gatos já morreram em circunstâncias semelhantes no período de um ano. “A gente faz o que pode. Dá comida, cuida e de repente encontramos eles mortos. É muito triste e revoltante”, lamenta.

O filho dele, João Marcos, também se manifestou emocionado: “Não aguentamos mais tanto sofrimento de enterrar os gatos envenenados! Gostamos muito dos nossos bichinhos. Uma das gatas estava prenha… É um absurdo. Algum morador está exterminando todos os gatos da rua envenenados.” Além do impacto emocional, os moradores alertam para as consequências ecológicas da matança. “Há muitos ratos na redondeza. Os gatos ajudam a controlar essa infestação. Sem eles, só vai piorar”, alertou José Geraldo.

Lei de Crimes Ambientais

O caso pode configurar crime ambiental, conforme a Lei nº 9.605/1998, que dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas lesivas ao meio ambiente. O artigo 32 da Lei prevê: "Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos: Pena – detenção de três meses a um ano, e multa." A pena é aumentada de um sexto a um terço se ocorrer a morte do animal.

Caso seja comprovado o envenenamento proposital, o autor pode ser responsabilizado civil, administrativa e criminalmente. As autoridades podem aplicar multa e prisão, além de outras sanções previstas em lei.

Investigação e Denúncias

Os moradores afirmam que ainda não conseguiram identificar quem seria o responsável pelos envenenamentos, mas pedem que o caso seja investigado pelas autoridades competentes. Eles também reforçam a importância de que qualquer pessoa que presencie maus-tratos a animais deve denunciar imediatamente por meio do telefone 190 (Polícia Militar), ou dos canais do IBAMA e da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, quando disponível.


REFAMIL atua no mercado de aço carbono, inox, fabricação de peças, manutenção industrial, montagem e fabricação de estruturas metálicas e obras civis. Possui carteira de clientes com empresas dos ramos de laticínio, concreteiras, pedreiras, concessionária de água e esgoto, calcário, pecuária, comércio, universidades, prefeituras, indústrias Offshore e pessoas físicas. 

REFAMIL é referência na área e seu diferencial é a qualidade de seus produtos e serviços, executados por profissionais especializados, com muitos anos de experiência no mercado, prontos para atendê-los e solucionar suas demandas nas melhores condições.

AÇO INOXIDÁVEL, ALUMÍNIO, SOLDA, USINAGEM, SERRALHERIA EM GERAL, COBERTURAS METÁLICAS E AGORA TAMBÉM COM SERVIÇO DE VIDRAÇARIA!

FAÇA UM ORÇAMENTO AGORA MESMO

22998232715
(Celular e Whatsapp)

TUDO PARA MELHORAR SEU AMBIENTE!


Postagem Anterior Próxima Postagem