ITALVA REALIZA A 1ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL

Aconteceu na segunda-feira, dia 30 de junho, na Câmara Legislativa, a 1ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Italva com o tema "Igualdade e Democracia: Reparação e Justiça Racial". O evento reuniu autoridades, representantes de conselhos, educadores, estudantes e a sociedade civil em um importante momento de reflexão, debate e formulação de propostas para o fortalecimento das políticas públicas de igualdade racial no município.

A mesa de abertura foi composta pelos vereadores Lucas Miote, Bruno de Nango e Claudioney Mesquita, pelos secretários municipais Ângela Souza, Marivaldo Almeida e Carlos José, pela Presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial Eva da Silva, pela Coordenadora de Políticas para Igualdade Racial Angélica Fernandes, pelo Presidente do Conselho Estadual da Promoção da Igualdade Racial Luiz Eduardo (Negrogun) pelo Subsecretário de Promoção da Igualdade Racial Gilberto Firmino (Totinho) e pelo Secretário de Desenvolvimento de Industria, Comércio e Serviço, Anderson Souza.

Durante a abertura, um momento cultural emocionou o público: alunos da Escola Estadual Usina São Pedro apresentaram uma encenação sobre a vida da escravizada Pérola Negra, destacando com sensibilidade a história de luta e resistência do povo negro. A apresentação foi muito elogiada pela beleza e significado. Em seguida, a conselheira Octávia de Assis encantou os presentes com interpretações de duas canções marcantes: "Maria Maria" (de Milton Nascimento) e "Olhos Coloridos" (de Sandra de Sá), reforçando o clima de valorização da cultura negra.

O evento também contou com a presença da socióloga Simone Pedro, de Campos dos Goytacazes; da gerente de Promoção da Igualdade Racial, Neilda da Cunha Alves; e de Rafael Vicente, pai do cantor Gabrielzinho.

Depoimentos marcantes foram prestados por convidados que compartilharam suas experiências de vida e superação, como Altina Oliveira, administradora de empresas e coordenadora de Gestão de Pessoas da Concrelagos (Itaperuna); Leandro Ramos, educador comportamental e musical de Italva; Danuza Pereira, servidora pública e cantora; Jackeline Lopes, servidora pública e empresária; Verônica Madureira, servidora pública e importante colaboradora da política de igualdade racial no município.

A conferência contou ainda com a participação ativa de alunos da Escola Municipal Glycério Salles e do Ciep 141, cujo envolvimento foi possível graças ao empenho de seus diretores e professores, que merecem o reconhecimento da municipalidade pelo compromisso com a educação cidadã.

Ao final do evento, a Prefeitura de Italva, por meio da organização da conferência, agradeceu a todos os conselheiros, participantes e membros da comunidade que contribuíram com ideias e propostas valiosas para o fortalecimento da Política Municipal de Promoção da Igualdade Racial.




Postagem Anterior Próxima Postagem