EVENTO NA CÂMARA DE ITALVA MARCA A CAMPANHA FEVEREIRO ROXO

Fotos: Erivelton Mendes

Nesta quinta-feira (20/02), a Câmara Municipal de Italva recebeu um importante evento sobre a Fibromialgia. A Campanha Fevereiro Roxo dá destaque ao tema, buscando ampliar o conhecimento sobre a doença. 

Na ocasião, Camila Andrade Pires, farmacêutica, PcD e fibromialgica há 25 anos, ministrou uma palestra com o tema "Fibromialgia, os desafios de uma doença invisível". Ela também é ativista na garantia de direitos da Associação de Parentes, Amigos e Pacientes com Fibromialgia do Estado do Rio de Janeiro e representante da ANFIBRO no RJ. 

Camila partilhou sua caminhada e as possibilidades de adequação às leis que são favoráveis aos portadores da fibromialgia, tirou dúvidas e ouviu participantes que também sofrem com a fiblomialgia, uma doença crônica que se caracteriza por dor generalizada no corpo, sensibilidade muscular e fadiga. É uma síndrome não articular e não inflamatória. Embora não haja cura, a fibromialgia tem tratamento e todos os sintomas podem ser controlados com o restabelecimento da qualidade de vida. 

A iniciativa do evento partiu inicialmente da Professora Vivian dos Santos, que também partilhou sua experiência como portadora da doença. Ao comentar com o Vereador Claudioney Mesquita seu desejo em realizar um momento de informação sobre o tema, ele se mobilizou junto à Secretaria Municipal de Saúde, que também abraçou a ideia, e o primeiro evento sobre o tema aconteceu nesta quinta. 

Além de Claudioney, esteve presente o Vereador Bruno de Nango, o Secretário Municipal de Saúde Lelei Mendes e profissionais da saúde do município, além claro de cidadãos portadores da doença e outros interessados em entender melhor a condição.



Postagem Anterior Próxima Postagem