Nesta segunda-feira (10/02), de posse de informações encaminhadas pelo programa Linha Verde do Disque Denúncia sobre guarda ilegal de animais silvestres, policiais militares do Comando de Polícia Ambiental resgataram 11 coleiros mantidos em cativeiro dentro de uma residência em Cardoso Moreira.
Cumprindo a ordem de policiamento a fim de averiguar a denúncia, agentes lotados na Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual do Desengano estiveram na Rua Pau Brasil, no centro do município e, quando autorizados pelo responsável a realizarem fiscalização, identificaram 11 coleiros acondicionados em nove gaiolas. Três desses possuíam anilhas de identificação, mas sem a documentação necessária e o restante não tinha anilhas, tampouco foram apresentadas as licenças necessárias.
O responsável afirmou não possuir as autorizações dos órgãos competentes e que apenas gostava de criar os animais. Com base no artigo 29 da Lei 9605/98, os agentes da UPAm se deslocaram à 148ª DP em Italva, onde a ocorrência foi registrada, sendo que os pássaros foram recolhidos e levados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), em Seropédica, onde serão reintroduzidos ao habitat natural.
Para denunciar crimes ambientais, a população pode ligar 24 horas, sete dias da semana, para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado - técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App "Disque Denúncia RJ". É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia AQUI ou ainda pela FanPage do Linha Verde no Facebook AQUI.