O deputado Jair Bittencourt (PL) protocolou na Alerj na última quarta-feira (22/05), uma indicação legislativa solicitando ao Governador Cláudio Castro o envio de mensagem à Casa dispondo sobre a criação do Projeto Mais Saúde no Campo nos municípios fluminenses que desenvolvem atividades rurais. A proposta tem como objetivo levar atendimento médico e ações de prevenção para os trabalhadores do campo. O projeto deverá ser criado no âmbito da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do Rio de Janeiro.
Esse projeto, que foi criado pelo Prefeito Léo Pelanca, já funciona há mais de dois anos em Italva com excelentes resultados. Através desta indicação, o deputado pretende expandi-lo para todo o estado. O Projeto Saúde no Campo oferece atendimento médico e ações preventivas diretamente nas comunidades rurais e em Italva tem sido feito com recursos próprios do município e executado por uma equipe destacada da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Emater/Rio e com as associações rurais.
"A inspiração para a criação do projeto veio a partir de uma iniciativa que funciona há mais de dois anos em Italva", destacou o deputado Jair Bittencourt em seu discurso na ALERJ. Ele elogiou a visão do prefeito Léo Pelanca e o trabalho conjunto da Secretaria Municipal de Saúde e parceiros locais, que demonstraram como é possível proporcionar atendimento médico eficiente e acessível às comunidades rurais.
“O Projeto Mais Saúde no Campo é fruto do Diagnóstico Rural Participativo, que detectou a necessidade de uma ação contundente para garantir mais saúde aos que trabalham no campo. Embora sejam de fundamental importância para o desenvolvimento econômico do Estado, na maioria dos casos, esses trabalhadores acabam postergando os cuidados com a saúde por causa de suas demandas diárias ou dificuldades de locomoção, prejudicando o tratamento e a prevenção de doenças. Um projeto como esse poderá disponibilizar profissionais e meios de prevenção acessíveis a esse público, gerando mais qualidade de vida no campo”, ressaltou o deputado.
Segundo a indicação legislativa, o Projeto Mais Saúde no Campo prevê consultas médicas, de enfermagem, odontológicas e com nutricionistas, além da realização de exames laboratoriais, como hemograma, urina e fezes, e palestras educativas.