PLANALTO CONFIRMA SAÍDA DE DANIELA DO WAGUINHO DO MINISTÉRIO DO TURISMO

O ministro Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação Social, admitiu que Daniela Carneiro (União-RJ), a Daniela do Waguinho, ministra do Turismo, colocou seu cargo à disposição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na reunião que aconteceu na tarde de quinta-feira (6) e que ela tem conhecimento de que será substituída ao longo dos próximos dias.

Pimenta atribuiu, em um primeiro momento, o adiamento da troca no Turismo ao aguardo da conclusão das votações de interesse do governo no Congresso Nacional. "A ministra permanece à disposição do governo, desempenhando a sua função, e permanecerá enquanto o presidente entender. Não haverá nenhuma mudança no decorrer dessa semana. Energias voltadas para as questões tratadas no Congresso Nacional”, completou Pimenta inicialmente.

Duas horas após conversar com jornalistas no Palácio do Planalto, no entanto, o ministro mudou a versão inicial e admitiu que Daniela havia pedido demissão ao presidente Lula e que a confirmação da mudança na pasta aconteceria após reunião com lideranças do partido. “Não tem carta [de demissão], mas a ministra já colocou o cargo à disposição. Na realidade, é só o anúncio de quem ficará no lugar dela que ocorrerá depois que as conversas forem concluídas. Ela já comunicou o presidente e ela já tem conhecimento que será indicado outro nome para ocupar a função que hoje ela tem”, afirmou o ministro.

A primeira versão anunciada pelo Palácio do Planalto foi mal recebida no União Brasil, que esperava a efetivação já na quinta-feira da troca de Daniela Carneiro pelo deputado Celso Sabino (União-PA), para quem o cargo está prometido. A avaliação foi de que a saída da ministra já estava sacramentada e que sua eventual permanência representaria uma afronta ao partido.

Diante disso, o governo teve de divulgar uma segunda versão para contornar a insatisfação e fazer um aceno ao partido, que tem a terceira maior bancada da Câmara, com 59 deputados. Em sua fala, Pimenta deixou claro que o anúncio da troca ocorrerá depois que as conversas forem concluídas.

Daniela é nascida em Italva e viveu parte de sua juventude em Cardoso Moreira. Foi a segunda deputada federal mais votada em Italva em 2022 e tem forte ligação política, juntamente com seu esposo Waguinho, em ambas as cidades. Ela retorna para seu cargo na Câmara dos Deputados em Brasília, onde está em seu 2º mandato. Fonte: CNN

Postagem Anterior Próxima Postagem