EDITORIAL: ENCENAÇÃO DA PAIXÃO DE CRISTO EM ITALVA EMOCIONA DE NOVO, DE NOVO E DE NOVO...

 

Foram três anos sem acontecer por conta da pandemia de coronavírus e depois de um longo período de estiagem, a chuva parece ter vindo para abençoar o retorno da tradicional encenação da Paixão de Cristo da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Italva. 

O texto não é novo, as cenas se repetem, mas incrivelmente nos emocionamos todas as vezes e não tem como ser diferente. Presenciar atores recriando o sofrimento de Jesus, de sua Mãe Maria e dos discípulos que o amavam, nos parte  o coração, ainda mais sabendo que o episódio real foi muito mais violento, doloroso e desesperador. 

O teatro a céu aberto, feito no meio do povo, debaixo de chuva e encenado por fiéis voluntários e cheios de amor por Jesus, ainda nos dá a esperança de que a humanidade possui a Chama Viva do Amor do Filho de Deus. Ele Ressuscitou sim, sabemos e acreditamos nisso todos os dias e somos gratos por isso, afinal Ele passou pelo calvário para que sejamos salvos de toda a mazela humana e da sujeira impregnada no mundo. 

Talvez choramos por remorso ao percebermos naquele momento como somos ingratos e infiéis e não conseguimos nos doar nem mesmo por uma simples gota de sangue derramada. 

Por isso a Igreja de Cristo revive toda a história, porque nossa fé aos poucos vai se perdendo no meio do mundo, vamos esquecendo a grandiosidade do que foi feito pela humanidade e é preciso “vermos para crermos” que de fato somos mal agradecidos e vez ou outra viramos as costas para Deus. Que seria de nós se não fosse o Sangue de Jesus derramado na Cruz e a infinita Misericórdia do Senhor. 

Ele Vive, sim, está no céu ao lado do Pai e um dia voltará, mas enquanto o Dia não chega, ouçamos Sua Palavra, busquemos a Nova Vida diariamente. Vamos cair, claro, quem não tropeça em um caminho cheio de pedras? Mas se levantar e seguir adiante, buscando sempre aprender com nossos erros, para ao final chegarmos machucados por fora porém limpos por dentro, é o que Ele pede a nós. Sempre que estiver prestes a desistir, lembre da cena, mesmo que seja o “Jesus” da encenação da Via Sacra, será o suficiente para percebermos que nenhum de nós aguentaríamos uma porção daquele sofrimento. 

Parabéns aos envolvidos em tudo que vimos na Praça da Matriz em Italva nesta Sexta-Feira da Paixão. Que Deus os abençoe e os mantenha firmes e fortes na Fé e que em 2024 vocês nos ajudem a lembrar de novo que nosso fardo é muito leve. 

CRISTO RESSUSCITOU!
UMA FELIZ E SANTA PÁSCOA!!

Erivelton Mendes
Editor

Imagens: Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Italva
Postagem Anterior Próxima Postagem