CASTRO ANUNCIA SECRETÁRIOS COM TRÊS NOMES DA REGIÃO

Poucas horas antes de tomar posse para mais um mandato neste domingo (1), o governador do RJ Cláudio Castro (PL) revelou seu secretariado. Serão 32 pastas, duas a menos que as atuais. O primeiro escalão do governo será composto com três deputados da região. Rodrigo Bacellar (PL), mais uma vez estará à frente da Secretaria de Governo, Bruno Dauaire (União) será Secretário de Habitação. Já o deputado Jair Bittencourt (PL) assume a Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, conforme já noticiamos aqui. 

Bruno Dauaire, apesar de já ter comandado a secretaria de Desenvolvimento Social e de Direitos Humanos de Castro, só aceitou o convite após conversa na última quinta-feira (29) com o governador. Ele será secretário de uma nova pasta, a de Habitação. Bruno será o responsável pela política de construção dos conjuntos habitacionais, as conhecidas casas populares, no estado do Rio de Janeiro. A sua pasta vai incorporar a Companhia Estadual de Habitação (Cehab). 

Os demais só foram revelados na noite desta sexta-feira após uma semana intensa de reuniões com aliados. Apesar de mudar pouco mais da metade de sua equipe, Castro manterá 13 dos atuais secretários, sobretudo nas áreas econômica e de segurança pública, que ele avalia como "algo que deu certo em seus primeiros anos à frente do Palácio Guanabara. 

No mesmo partido do governador, Rodrigo Bacellar continua à frente da Secretaria de Governo. No entanto, como ele é o favorito à sucessão da Presidência da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), caso sua eleição se confirme no inicio da próxima legislatura, seu substituto será o deputado estadual Chico Machado (SD), outro deputado da região. Já Jair Bittencourt, que chegou a ser um dos possíveis candidatos ao comando da Assembleia, assume a pasta da Agricultura. 

Com a equipe já definida, as atenções de Castro agora se voltam para a posse. A cerimônia será comandada por André Ceciliano (PT), presidente da Alerj até dia 31 de janeiro. Após a solenidade, marcada para as 9h, a tendência é que o governador, que apoiou o ainda presidente Jair Bolsonaro (PL) no pleito deste ano, siga para Brasilia junto com Ceciliano, para acompanhar a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). 

Ainda presidente da Alerj, Ceciliano vai assumir a Secretaria de Assuntos Federativos da Presidência da República, vinculada ao Ministério das Relações Institucionais. "É um desafio, mas ao mesmo tempo uma honra compor o governo do presidente Lula", disse. Abaixo a lista dos secretários do novo governo.


Fazenda - Leonardo Lobo
Planejamento - Nelson Rocha
Saúde - Doutor Luizinho (PP)
Educação - Patrícia Reis
Ciência e Tecnologia - Dr. Serginho (PL)
Polícia Militar - Coronel Henrique Pires
Polícia Civil - Fernando Albuquerque
Defesa Civil e Bombeiros - Leonardo Monteiro
Administração Penitenciária - Maria Rosa Lo Duca Nebel
Gabinete de Segurança Institucional - Edu Guimarães
Subsecretaria de Comunicação - Igor Marques
Transporte e Mobilidade Urbana - Washington Reis (MDB)
Infraestrutura e Cidades - Uruan Cintra
Ambiente e Sustentabilidade - Thiago Pampolha (União)
Agricultura - Jair Bittencourt (PL)
Turismo - Gustavo Tutuca (PP)
Desenvolvimento, Indústria e Comércio - Vinícius Farah (União)
Óleo, Gás, Energia e Indústria Naval - Hugo Leal (PSD)
Cultura - Danielle Barros (Solidariedade)
Esporte - Rafael Picciani (MDB)
Habitação - Bruno Dauaire (União)
Assistência Social - Rosângela Gomes (Republicanos)
Secretaria Especial de Mulheres - Heloísa Aguiar
Transformação Digital - Mauro Farias
Trabalho - Kelly Christian Silveira de Matos
Representação em Brasília - André Moura (União)
Intergeracional de Juventude e Envelhecimento Saudável - Alexandre Isquierdo (União)
Controladoria-Geral do Estado - Demétrio Farah
Rio Previdência - Eduardo Merlin
Procuradoria-Geral do Estado - Bruno Dubeaux



Postagem Anterior Próxima Postagem