COM CINCO CASOS DE FEBRE MACULOSA E UM ÓBITO NO NOROESTE, AUTORIDADES EM SAÚDE ESTÃO EM ALERTA

Itaperuna, Natividade e Porciúncula confirmaram esta semana cinco casos de febre maculosa, segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio da Subsecretaria de Vigilância e Atenção Primária à Saúde (SUBVAPS). Em Natividade uma pessoa morreu em decorrência da doença. 👇

Por meio de um comunicado, a SES afirmou que os dados foram obtidos no Sistema de Informação de Agravos de Notificação na noite de quarta e estão sujeitos à revisão.

Ainda de acordo com a Secretaria, com o objetivo de orientar as secretarias de saúde locais, foram realizadas reuniões nos dias 19 e 20 deste mês com os técnicos municipais das vigilâncias epidemiológica e ambiental, atenção primária à saúde, médicos e enfermeiros da assistência, abordando temas como notificação, investigação de casos e de ambiente, diagnóstico e tratamento oportunos da Febre Maculosa.

Números
Itaperuna- 3
Natividade 1 (óbito)
Porciúncula- 1

Prefeitura de Natividade se pronunciou
Por meio de nota oficial, a Prefeitura de Natividade afirma que intensificou o trabalho para rastrear possíveis focos de contaminação. Confira a nota na íntegra:

A Secretaria Municipal de Saúde em conjunto com a Vigilância Sanitária Ambiental e Epidemiológica, contando com apoio da Secretaria Estadual de Saúde, intensifica o rastreio de focos de contaminação de febre maculosa e alerta a todos Natividadenses, moradores de áreas ribeirinhas ou pessoas que tenha visitado essas áreas ou zona rural, caso tenha os sintomas procurem o emergência médica, e é muito importante que seja informado possível contaminação pela picada de carrapato.“

Febra Maculosa
A febre maculosa é uma doença infecciosa, febril aguda e de gravidade variável. Muitas vezes transmitida pela picada de um carrapato, ela tem elevada taxa de letalidade (cerca de 40%). Os sintomas incluem febre, dor de cabeça e dores musculares. Pode haver erupções, geralmente com pele escura ou crosta no local da picada de carrapato. A febre maculosa responde bem ao tratamento imediato com antibióticos. Fonte: Terceira Via

Postagem Anterior Próxima Postagem