INVERNO COMEÇA NESTA TERÇA-FEIRA (21/06) E TEMPERATURAS DEVEM PERMANECER ACIMA DA MÉDIA

O Inverno começa oficialmente no Hemisfério Sul nesta terça-feira (21/06), às 06h14 e termina no dia 22 de setembro às 22h04 (Horário de Brasília).

A estação é marcada pelo período menos chuvoso das regiões Sudeste, Centro-Oeste e parte das regiões Norte e Nordeste do Brasil, enquanto os maiores volumes de chuva concentram-se sobre o noroeste da Região Norte, leste do Nordeste e parte da Região Sul do Brasil.  

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, (INMET) além de uma menor incidência de radiação solar, a estação caracteriza-se também pelas incursões de massas de ar frio, vindas do sul do continente, que provocam queda acentuada da temperatura do ar, resultando em valores médios inferiores a 22ºC sobre a parte leste das regiões Sul e Sudeste do Brasil

Com a redução das chuvas em grande parte do país nesta época do ano, tem-se a diminuição da umidade relativa do ar, que consequentemente, favorece o aumento da incidência de queimadas e incêndios florestais, bem como aumento de doenças respiratórias. Na região Sudeste, assim como na Região Centro-Oeste, os meses de julho e agosto correspondem ao período seco da Região Sudeste, especialmente no norte de Minas Gerais. Deste modo, a previsão do INMET para o inverno na Região Sudeste indica que as chuvas devem permanecer próximas ou ligeiramente abaixo da média, porém não se descarta a ocorrência de chuvas próximas ao litoral, devido a passagem de frentes frias.

Ainda de acordo com INMET, no caso das temperaturas, elas devem permanecer acima da média em grande parte da região, porém não se descarta a possibilidade de queda na temperatura média do ar devido à entrada de massas de ar frio, podendo ocorrer formação de geadas em regiões de altitude elevada. Fonte: INMET/Ururau

Postagem Anterior Próxima Postagem