CORPUS CHRISTI CELEBRADO COM CONFECÇÃO DOS TRADICIONAIS TAPETES, MISSA E PROCISSÃO EM ITALVA

A Igreja Católica celebra nesta quinta-feira (16/06) a festa de Corpus Christi. Em Italva haverá procissão, missa e a tradicional confecção dos tapetes. Fiéis começaram cedo a trabalhar nos tapetes em frente a Igreja Matriz e na Avenida Herivelto Marinho no São Caetano. A programação começa às 18 horas com procissão saindo da Matriz com o Santíssimo Sacramento em direção a Capela do Sagrado Coração de Jesus no Bairro São Caetano, onde acontece missa solene às 19:30 horas.


TRADIÇÃO
O Corpus Christi é uma das festividades religiosas mais importantes da Igreja Católica. Nesse dia, celebra-se o sacramento da eucaristia. Em latim, Corpus Christi significa "Corpo de Cristo". A expressão remonta à eucaristia, um dos sete sacramentos do catolicismo, instituído na Última Ceia. De acordo com a Bíblia, naquela ocasião, ao repartir pão e vinho entre os apóstolos, Jesus disse: "Este é o Meu corpo... isto é o Meu sangue... fazei isto em memória de mim".

Segundo o catecismo da Igreja Católica, a eucaristia é "fonte e ápice de toda a vida cristã". Na teologia da religião, acredita-se que durante a eucaristia ocorre algo conhecido como transubstanciação. Isso significa que, para os católicos, a hóstia e o vinho usados na cerimônia, após serem consagrados, transformam-se na carne e no sangue de Cristo.

A comemoração do Corpus Christi remonta ao século XIII. Na origem de tudo está Juliana de Mont Cornillon, uma freira belga da cidade de Liége. A religiosa relatou durante anos que teve visões e sonhos que traziam uma mensagem divina sobre a importância da criação de uma festa para celebrar o sacramento da eucaristia. Esses relatos acabaram chegando a Roberto de Thourotte, bispo de Liège, que autorizou a realização de uma comemoração para 1247.

Mas o bispo de Thourotte nunca chegou a presenciar a comemoração ser realizada, pois morreu antes disso. No entanto, os relatos de Juliana influenciaram outro religioso em Liége: o arcediago Jacques Pantaleon, que se tornou o papa Urbano IV. Além das visões de Juliana, um outro episódio inspirou o pontífice na criação da data.

De acordo com um relato, em 1263, um sacerdote chamado Pedro de Praga, que se encontrava amargurado por dúvidas quanto a presença de Jesus Cristo na eucaristia, saiu de sua cidade, peregrinando em busca dos túmulos dos apóstolos Paulo e Pedro, em Roma. Seu objetivo era reencontrar a própria fé, para que pudesse se livrar de suas angústias. No caminho, enquanto passava por uma cidadezinha na Itália, chamada Bolsena, ele assistiu a celebração da missa, quando novamente foi tomado por incertezas.  

Segundo a tradição católica, na hora da consagração, um milagre aconteceu, oferecendo  a Pedro de Praga a resposta que precisava: a hóstia branca começou a sangrar. O sangue manchava o cálice, as toalhas do altar e o chão da Igreja, mas não as mãos do sacerdote. Além disso, conta-se que a parte da hóstia que permaneceu nas mãos do padre não foi transformada.

Ao ouvir a história, Urbano IV, pediu para que os objetos manchados pelo sangue e o pedaço restante da hóstia, fossem levados para a igreja de Orvieto. Pouco depois, em 8 de setembro de 1264, Urbano IV publicou uma bula papal que instituía oficialmente a celebração do Corpus Christi, chamada de "Trasnsiturus de hoc mundo". 

No Brasil a comemoração do Corpus Christi é acompanhada por alguns costumes que foram introduzidos pelos portugueses. Uma dessas tradições é a atividade de produzir tapetes que decoram o caminho da procissão (costume que teria se originado nos Açores, no século XIII). A prática é comum em muitas partes do país, apresentando imagens representando símbolos e cenas importantes da fé católica. Os tapetes são confeccionados a partir de vários produtos, como serragem, borra de café, areia, entre outros. Também trata-se de uma festa de preceito, ou seja, os católicos devem participar da missa nesse dia. 

Corpus Christi é feriado?

Apesar de sua importância religiosa, o dia de Corpus Christi não é feriado nacional. A data costuma ser determinada como ponto facultativo, ou seja, fica a cargo da empresa ou instituição decidir se concederá um dia de descanso para os funcionários. No entanto, como os municípios têm autonomia para decidir sobre o assunto, muitas cidades brasileiras instituíram por lei o feriado de Corpus Christi. Fotos: Pascom/Italva

Postagem Anterior Próxima Postagem