SAÚDE DE CARDOSO MOREIRA COMEÇA A OFERTAR EXAME DE ENDOSCOPIA

Na finalidade de ampliar os atendimentos médicos oferecidos à população cardosense e melhorar ainda mais o serviço na área da saúde pública do município, a prefeitura de Cardoso Moreira, através da Secretaria Municipal de Saúde, começou a realizar na última semana exames de endoscopia. É a primeira vez que o município acolhe este tipo de demanda. 

Os exames acontecem quinzenalmente na UMS José Salgueiro pelo Dr. Fernando Vaz. A estimativa é que 30 exames desta natureza sejam realizados mensalmente na unidade, sendo 15 por quinzena. 

A endoscopia é um procedimento importante para o diagnóstico de diversas doenças como gastrite, esofagite, tumores, sangramentos e doenças mais graves como hérnia de hiato e estágios iniciais do câncer de estômago. Com a técnica é possível analisar a mucosa do esôfago, estômago e duodeno (primeira parte do intestino delgado), por meio de um tubo flexível (conhecido por endoscópio) que possui um chip responsável por capturar as imagens do sistema digestivo através de uma câmera. 

Anteriormente, os cardosenses tinham que se deslocar até outras cidades para conseguir realizar o exame no setor público ou arcar com os custos a fim de obter a endoscopia. Com a nova modalidade em Cardoso Moreira, o atendimento já possibilita que pacientes tenham o exame imediato e a prevenção garantida, visando evitar patologias. 

Cardoso Moreira News

Postagem Anterior Próxima Postagem