CONEXÃO MATA ATLÂNTICA CELEBROU RESULTADOS EM ITALVA

O projeto Conexão Mata Atlântica celebrou os resultados com as famílias produtoras participantes da Feira de Cadeias Produtivas Sustentáveis no Centro de Treinamentos da Emater-Rio em Italva na última sexta-feira (27). A data em alusão à defesa e preservação da Mata Atlântica engajou as visitas com técnicos extensionistas ao Sítio Murupi, de café agroflorestal e o manejo de silviopastoril realizado no Centerj.

A proposta engloba incentivar os produtores rurais para desenvolver sistemas agroflorestais respeitando a biodiversidade do bioma, como exemplo a aroeira. Estiveram presentes no evento o diretor técnico Marconi Resende e o chefe de gabinete Alberico Martins, além de equipe de supervisores e gerentes regionais e locais. O Prefeito de Italva Léo Pelanca também marcou presença.

O projeto integra as ações desenvolvidas pela Secretaria de Meio Ambiente – SEA, através do Instituto Estadual do Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Pesca – SEAPPA, sendo objeto do Convênio de Financiamento Não Reembolsável firmado entre a FINATEC e o Banco Interamericano de Desenvolvimento, tendo o Governo do Estado do Rio de Janeiro como um dos beneficiários.

A agente de desenvolvimento rural, Patricia Giannini, explicou os potenciais naturais do bioma no estado para a cadeia produtiva socioeconômica. “A aroeira, planta de ocorrência no bioma Mata Atlântica, é uma das espécies que compõe as cadeias produtivas sustentáveis em nosso estado. Assim como as espécies juçara e pupunha, além dos produtos madeireiros, a aroeira é considerada um produto da biodiversidade uma vez que contempla minimamente em seu processo produtivo, insumos e técnicas sustentáveis e também, em suas características dos produtos ou serviços ofertados, a valorização dos arranjos produtivos individuais, coletivos ou associativos e dos sistemas de comercialização utilizados.

A Emater-Rio apoia o desenvolvimento das cadeias produtivas, por meio da transferência de tecnologia aos produtores rurais, assim como na participação de projetos e parcerias, com o objetivo de alcançar recursos para a evolução dos sistemas produtivos. Emater/Rio


Postagem Anterior Próxima Postagem