ÚLTIMOS DIAS DO VERÃO SERÃO DE MUITO CALOR E SEM CHUVA

Após janeiro e fevereiro marcados por inundações, não serão as águas de março que fecharão o verão. É o que prevê o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) para municípios do Noroeste Fluminense, inclusive Italva. 

Março costuma ser um mês chuvoso, mas em 2022 isso não está ocorrendo. Em Italva quase não choveu na últimas semanas. O calor intenso contribui para o ressecamento do solo após uma estação chuvosa marcada por extremos: episódios de chuvas muito volumosas com temperaturas amenas por vários dias seguidos, alternados com bloqueios atmosféricos favorecendo altas temperaturas e nenhuma chuva também por vários dias. O atual bloqueio atmosférico, causado pela Alta Subtropical do Atlântico Sul, já dura mais de três semanas.

Uma frente fria está prevista para chegar na próxima semana. A segunda-feira (21) pode ter muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Segundo a Climatempo, há uma previsão de 25mm para Italva na segunda. A temperatura deve cair de 35°C no domingo (20) para máxima de 28°C. 

O verão termina no domingo e o outono, caracterizado pelas quedas de temperatura e transição da estação chuvosa para a estação seca, vai até 21 de junho.

Postagem Anterior Próxima Postagem