PROGRAMA SIM/CIDENNF FOI LANÇADO EM ITALVA NESTA TERÇA (22)

O programa SIM/CIDENNF, do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf), foi lançado durante reunião com os produtores rurais que possuem ou não agroindústrias nos municípios consorciados. O encontro, realizado nesta terça-feira (22) no Centro de Treinamento da Emater/Rio em Italva, contou com a presença do prefeito de Italva Léo Pelanca; da Superintendente Federal de Agricultura no Estado do Rio de Janeiro do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Stella Romanos e do auditor fiscal federal agropecuário do Mapa, Luís Eduardo da Silva. 

O programa SIM/CIDENNF é um serviço de inspeção municipal executado pelo CIDENNF, que tem por objetivo de regularizar e inspecionar as agroindústrias de produtos de origem animal dos municípios consorciados. "Estamos dialogando com os municípios para que deleguem a execução e coordenação do Serviço de Inspeção Municipal ao Consórcio. Somente aquele que realizar a adesão, conseguirá comercializar no âmbito regional. E nesta semana recebemos uma boa notícia da classificação do Cidennf no Projeto de ampliação de Municípios integrados ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), chamado Projeto ConSIM 2, fruto de um grande trabalho", disse o secretário executivo do Cidennf Vinícius Viana.

O diretor adjunto do SIM/CIDENNF, Gedison Canal, apresentou a relevância do registro das agroindústrias e da adequação das novas legislações que já estão registradas. “As agroindústrias receberão o apoio técnico do SIM/CIDENNF na elaboração dos Programas de Autocontrole (PAC), aprimoramento da rotulagem e demais programas que facilitarão o processo de adequação. Em contrapartida, serão auditadas com uma frequência determinada e as normativas deverão ser cumpridas, a fim de evitar sanções punitivas, relatou Gedison Canal. 

Durante a reunião, o auditor fiscal federal agropecuário do Mapa Luís Eduardo da Silva fez uma apresentação do ConSIM 2, que tem o objetivo de ampliar o âmbito de comércio dos produtos agroindustriais de origem animal para todos os municípios do consórcio público e se preparar para adesão ao SISBI-POA, com vistas ao mercado nacional, tendo apoio técnico especializado na área de inspeção de produtos de origem animal, por meio de equipe composta por especialistas de todo país, sob a coordenação do Departamento de Suporte e Normas da Secretaria de Defesa Agropecuária (DSN/SDA). "Aqueles estabelecimentos que investem em qualificação de suas equipes e melhorias das instalações e controle dos procedimentos, e que puderam comercializar para outros municípios, eles crescem no volume de produção, gerando emprego, receita e renda, ocasionando um círculo virtuoso, em que o crescimento deste empresário traz benefícios para o seu município e região", destacou Luís Eduardo da Silva.

Já Stella Romanos, superintendente Federal de Agricultura no Estado do Rio de Janeiro, do Mapa, que dialogou com os produtores rurais presentes, ressaltou a importância do fortalecimento do interior através da geração de emprego e renda. "Os produtores rurais ao se formalizarem terão várias oportunidades para o crescimento do seu trabalho, com a permanência do homem no campo. E o SISBI-POA tem esse objetivo a cadeia produtiva, para que um dia ele seja um grande produtor e que vá além do limite de seu município", disse Stella Romanos. 

Participaram da reunião o presidente e vereadores da Câmara de Vereadores de Italva; representantes de Associações de Produtores Rurais; do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural; da Cooperativa de Agricultura Familiar (Copafi); secretários de agricultura e produtores rurais dos municípios de Cardoso Moreira e Italva. Por Thaisa Barreto/Cidennf

Postagem Anterior Próxima Postagem