FAMILIARES E AMIGOS REALIZAM CAMPANHA DE DOAÇÃO DE SANGUE PARA CARDOSENSE

Familiares e amigos do servidor público Melchiade Soares dos Santos Neto, popularmente conhecido como KID, estão promovendo uma campanha de doação de sangue nas redes sociais. Melchiade está internado no Hospital São Vicente de Paulo em Bom Jesus do Itabapoana com o quadro de insuficiência renal e anemia. O hospital informou que o quadro de saúde do paciente é considerado moderado. 

Nesta quarta-feira (05), a secretaria de saúde de Cardoso Moreira disponibilizará uma van para levar os doadores de sangue até Bom Jesus do Itabapoana para doação. O veículo sairá as 07 da manhã de frente da Secretaria Municipal de Saúde. 


Quem pode doar

Estar bem de saúde e ter entre 18 e 69 anos. Jovens a partir dos 16 anos já podem doar caso tenham autorização do responsável (O modelo estará disponível no hemocentro). Não estar em jejum, ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas, pesar mais de 50kg, não ter feito cirurgia de grande porte a menos de seis meses e de pequeno porte a menos de três meses, não ter feito tratamento dentário a menos de 7 dias. 

Quem não pode doar

Grávidas ou puérperas (mães que amamentam devem aguardar a criança completar 12 meses de vida). Em caso de parto normal aguardar 3 meses e se cesariana aguardar 6 meses. Se estiver gripado ou ter tido febre nos últimos 7 dias. Diabéticos, cardiopatas e quem contraiu hepatite após os 11 anos de idade. 

Quem doou sangue a menos de 60 dias (homens) e 90 dias (mulheres). Pessoas que tiveram comportamento de risco para contaminação pelo HIV e e ingeriu álcool nas 12 horas antes da doação. Usou drogas injetáveis ilícitas e fez piercing, acupuntura ou tatuagem a menos de 12 meses. Foi submetido a endoscopia ou colonoscopia nos últimos seis meses. Caso tenha tomado vacina contra a gripe, deve-se aguardar 48h.


Postagem Anterior Próxima Postagem