CARDOSO MOREIRA CELEBRA NESTE SÁBADO O 'DIA DO SIM' COM VASTA PROGRAMAÇÃO

 

O município de Cardoso Moreira comemora neste sábado (31/07) o ‘DIA DO SIM’, data em que ocorreu o plebiscito de consulta à população que decidiu sobre a emancipação da cidade, que ainda era distrito do município de Campos dos Goytacazes. O resultado final do pleito foi favorável a emancipação.

As celebrações terão início logo nas primeiras horas do dia, quando será realizada uma alvorada, às 6h, com saída do Posto Barracão. A alvorada terá a participação da Banda Lira Guarany, de Campos dos Goytacazes. Logo após, às 7h30, será realizado um café da manhã na sede da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, localizada na Rua Donatila Vilela Marins no Centro, na antiga Estação Ferroviária. Às 9h será celebrada uma Santa Missa com a benção oficial da Cidade Carinho, no Mirante do Cristo. A cerimônia será presidida pelo Padre Edmo Eiras. Às 13h acontecerá um torneio de malha na pista do bairro Cachoeiro. O primeiro dia de comemorações será finalizado com uma queima de fogos, às 20h, no principal ponto turístico de Cardoso Moreira, o Mirante do Cristo.

Já no domingo, 01 de agosto, às 6h será realizado um grande passeio ciclístico pela cidade, com saída da Praça Ibrahim Assed. O pedal contará com a participação dos grupos de ciclistas Cardoso Bike MTB Clube e Pedal da Vovó Soninha. Ainda pela manhã, às 10h, acontecerá a tradicional corrida de barco, nas proximidades da Ponte Dr. Salo Brand. O encerramento das comemorações será com um torneio de futsal, às 15h, na quadra do Bairro Catarino. Foto: Jhon Carvalho


ENTENDA O DIA DO SIM

A data ficou marcada em Cardoso Moreira como "Dia do Sim" em referência ao dia 31 de julho de 1988, quando ocorreu o plebiscito de consulta à população de Cardoso Moreira, que decidiu sobre a emancipação da cidade, que ainda era distrito do município de Campos dos Goytacazes. O resultado final do pleito foi favorável a emancipação, sendo este o primeiro passo para que Cardoso Moreira se tornasse oficialmente um município. A emancipação foi oficializada em 30 de novembro de 1989, quando o então Governador do Rio de Janeiro, Antônio Wellington Moreira Franco, assinou a Lei n°1577, que emancipou o município, sendo esta, portanto, a data oficial de aniversário da cidade. Após isto, ainda houve uma ação judicial contra a emancipação de Cardoso Moreira, mas, o processo foi finalizado em dezembro de 1995, encerrando a disputa e sacramentando a emancipação.

Postagem Anterior Próxima Postagem