COMEÇOU O PAGAMENTO DO 13º SALÁRIO DO INSS; VEJA AS DATAS

 

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que recebem o piso nacional (R$ 1.100) começaram a colocar a mão na primeira parcela do 13º salário nesta terça-feira (dia 25), de acordo com o número final do cartão. No dia 1º de julho será a vez dos que ganham acima do salário mínimo nacional começarem a receber a primeira parte do abono. É importante ressaltar que a primeira parcela equivale à metade do benefício mensal bruto pago pelo INSS e é isenta de cobrança de Imposto de Renda. Confira as datas abaixo.

  

A segunda metade do abono de Natal vai sair junto com o vencimento de junho, que será creditado de 24 de junho a 7 de julho para quem recebe o salário mínimo. Pagamentos da segunda parte do 13º salário para beneficiários que recebem acima desse valor serão feitos de a 7 de julho. Neste segundo pagamento, será debitado o IR, quando for o caso. Portanto, a parcela pode vir um pouco menor com a mordida do Leão.

E atenção: o beneficiário que estiver com o pagamento bloqueado por falta de prova de vida pode fazer o recadastramento no banco onde recebe o vencimento. — O desbloqueio será feito imediatamente — adiantou o INSS.

Além de aposentados, quem recebeu neste ano auxílio-doença, auxílio-reclusão ou salário-maternidade têm direito ao benefício. Ficam de fora do abono as pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) — que equivale a um salário mínimo (R$ 1.100) e é pago a idosos acima de 65 anos e pessoas com deficiência de baixa renda — e Renda Mensal Vitalícia (RMV).

Os pagamentos são feitos de acordo com o número final do cartão de benefício do segurado, sem levar em conta o dígito verificador (o número depois do traço). Por exemplo: nesta terça-feira, recebem os aposentados e os pensionistas que têm o final de benefício 1, sem levar em conta o dígito. Amanhã, será a vez dos que têm final 2, e assim sucessivamente, até o dia 8 de junho.

O acesso ao contracheque do benefício é feito pelo portal de serviços Meu INSS (https://meu.inss.gov.br/), no item "Extrato de pagamento de benefício". Para acessar, é necessário criar login e senha.

Postagem Anterior Próxima Postagem