PONTO DE VISTA: O SOM DO SILÊNCIO

 

Dia desses ao me deitar, algo me incomodava e não conseguia entender o que era. Temperatura estava boa, cama aconchegante e tarefas em dia. Então o que estava errado? O que parecia tão estranho naquela noite? Depois de muito pensar, descobri o que era. O cachorro do vizinho estava quieto, os galos não cantavam, na rua não passava nenhum veículo, ninguém estava com a TV muito alta e não havia aquela música vindo de longe ou de perto, ou seja, eu percebi um silêncio absoluto, mesmo que por pouco tempo, pois logo depois o galo começou a cantar, cachorro a latir e a tradicional barulhada havia retornado.

Mas aquele pequeno momento foi suficiente para me mostrar que não existe mais silêncio no meio de nós, um desequilíbrio total daquilo que deveria ser algo comum. Convivemos 24 horas do dia com barulho a nossa volta e quando o silêncio se faz presente, isso parece nos incomodar. Até chegamos a ouvir um zumbido imperceptível na maioria do tempo. Talvez seja exatamente isso que esteja faltando para a humanidade hoje, mais silêncio. Muitos inclusive ligam o ventilador para dormir, não pelo calor, mas precisam de seu ruído como se fosse uma canção de ninar e acredito que na verdade, funciona como uma barreira artificial para tantos outros ruídos que incomodam o sono.

O mundo está muito rápido, as coisas aparecem e desaparecem no mesmo dia. A tecnologia tem deixado irrespirável o ar de quem a consome. As necessidades das pessoas de hoje não são as mesmas dos nossos pais e avós. Tudo mudou; tudo é diferente, até o silêncio é novo. Às vezes só precisamos respirar e em silêncio, preferencialmente, pois ele tem poderes que muitos desconhecem. Ele é mais do que o vazio profundo e pode ser a solução completa. Todos já assistimos a grandes respostas dadas pela ausência de palavras.

Precisamos equilibrar as coisas. Vamos silenciar na mesma proporção que falamos, ou até mais. Vamos ligar menos os aparelhos de som, roncar menos os motores, soltar menos foguetes, usar menos dispositivos de áudio, tirar os fones dos ouvidos e fazer menos barulho.

O que faz o planeta Terra funcionar tão bem e nos oferecer condições ideais de vida é justamente o equilíbrio que há em seu funcionamento. Está na distância certa do sol, na quantidade de oxigênio que respiramos e na produção de todo tipo de nutrientes que precisamos para manter nossa máquina em pleno funcionamento.

Vamos nos conectar mais com o mundo em que vivemos através do silêncio, pois saiba que ele tem muito a nos dizer. Boa Semana!

Erivelton Mendes

Postagem Anterior Próxima Postagem