A vacinação é obrigatória! O produtor que não vacinar e declarar a vacinação do seu rebanho pode ser multado e ter a propriedade interditada. Nesta etapa, devem ser vacinados todos os bovinos e bubalinos com até 2 anos de idade. Mesmo que não possua animais nesta faixa etária, o produtor deverá declarar o seu rebanho junto à Defesa Agropecuária. Após a vacinação, o criador terá até cinco dias para enviar ou entregar a declaração de vacinação aos Núcleos de Defesa Agropecuária.
A ação tem como objetivo imunizar mais de 800 mil cabeças de bovinos e bubalinos de 0 a 24 meses de idade. A novidade nesta etapa é o novo sistema digital elaborado pelo Proderj, que disponibilizará os formulários digitais para lançamento dos dados de rebanho e cadastro on-line. Na primeira fase da campanha, foram vacinados mais de 2,3 milhões de animais, atingindo o índice de quase 92% da taxa de imunização no estado do Rio de Janeiro, recorde dos últimos 5 anos.
Os produtores deverão se atentar aos seguintes passos:
– Adquirir as vacinas em lojas autorizadas
– Transportar em caixa de isopor com gelo
– Aplicar 2ml na tábua do pescoço
– Preencher toda declaração de vacinação
– Enviar a declaração e nota fiscal via WhatsApp, e-mail ou acessar o site da Secretaria de Agricultura. Para saber mais veja no site: //bit.ly/37OSC57. WhatsApp número (021) 98605-1198. Os contatos de e-mail dos Núcleos de Defesa Agropecuária podem ser acessados por meio deste link: //is.gd/nFCJ3D.