IMPEACHMENT DE WITZEL: 5 DEPUTADOS SÃO ESCOLHIDOS PARA TRIBUNAL MISTO

 

O último capítulo escrito no Palácio Tiradentes do processo de impeachment do governador afastado, Wilson Witzel, foi marcado pela confusão na contagem dos votos que definiram os cinco deputados estaduais que irão compor o tribunal misto junto aos desembargadores do Tribunal de Justiça do Rio. Por fim, após checagens, inclusive de imagens da TV Alerj, que houve quem comparasse ao VAR (árbitro de vídeo, do futebol), foram eleitos pelos 67 parlamentares presentes ou por videoconferência, Alexandre Freitas (NOVO), Chico Machado (PSD), Waldeck Carneiro (PT), Dani Monteiro (PSOL) e Carlos Macedo (Republicanos). Houve empate entre este último e Anderson Moraes (PSL), mas, segundo o regimento, Macedo foi eleito por ser mais velho. 

Foram mais de três horas entre o início da votação e o anúncio final dos cinco parlamentares que irão compor a comissão mista junto aos desembargadores do TJ, já escolhidos na segunda-feira. Num primeiro momento, o presidente da Alerj, André Ceciliano (PT) leu sua contagem, que mostrava Alexandre Freitas (NOVO), Chico Machado (PSD), Waldeck Carneiro (PT), Dani Monteiro (PSOL) e Anderson Moraes (PSL) como os escolhidos. Outras anotações feitas por deputados, no entanto, mostravam Moraes e Carlos Macedo (Republicanos) empatados pela última vaga.

A sessão, então, foi suspensa e, 40 minutos depois — ainda sem qualquer solução —, Ceciliano resolveu dar continuidade à ordem do dia enquanto era feita nova recontagem. Às 18h15m, quando havia expectativa por, enfim, um anúncio final sobre o ocupante da quinta vaga, o presidente da Casa afirmou que, agora, um terceiro placar mostrava Freitas à frente de Machado novamente, mas com número diferente de votos que o apurado por ele. Ceciliano resolveu ir pessoalmente checar os votos nas imagens da TV Alerj. Por volta das 18h50m, o anúncio foi finalmente feito, dando a Carlos Macedo a vaga no lugar de Moraes. Pelo regimento, em caso de empate, o deputado mais velho tem a vantagem. Fonte: O Globo

Postagem Anterior Próxima Postagem