'DIA D' DA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA O SARAMPO SERÁ NESTE SÁBADO 15/02

Neste sábado (15/02) será realizado o “Dia D” da campanha de vacinação contra o sarampo em todo o estado. A campanha é uma estratégia para interromper a circulação do vírus do sarampo no país e vai até 13 de março. Em Italva a vacinação irá acontecer no Centro Municipal de Saúde Dr. Adilton Jorge Crespo no centro da cidade de 8 às 16 horas. Quem ainda não compareceu à unidade de vacinação para se proteger contra o Sarampo ou ainda não levou seu filho, essa é mais uma oportunidade! Crianças a partir de 6 meses e adultos até 59 anos devem comparecer e levar a caderneta de vacinação. Quem não tiver caderneta também deve comparecer para que seja verificado a necessidade de se vacinar!

PRIMEIRA MORTE CONFIRMADA NO ESTADO RIO
Um bebê de oito meses foi o primeiro morto por sarampo registrado no estado do Rio de Janeiro após 20 anos da última morte registrada em decorrência da doença no país. Desde 2000 nenhuma morte pela doença havia sido registrada. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, a criança se chama Davi Gabriel e morreu no dia 6 de janeiro. O menino estava no abrigo Santa Bárbara, em Vila de Cava, Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.

Ainda de acordo com a secretaria, a vacinação era feita de forma rotineira, mas a criança contraiu sarampo antes dos seis meses de vida, idade mínima para a primeira dose da vacina. David deu entrada no Hospital Geral de Nova Iguaçu no dia 22 de dezembro com quadro de pneumonia. Foram coletadas amostras para os exames, que confirmaram a doença em duas diferentes análises.

Durante coletiva de imprensa na manhã desta sexta-feira (14/02), o secretário de Saúde do estado, Edmar Santos, destacou que a campanha de vacinação no Rio de Janeiro está muito aquém do esperado. A meta é atingir três milhões de pessoas, mas, até agora, chegaram a apenas 200 mil. Segundo o secretário, se continuar nessa progressão, o Rio pode ter 10 mil casos este ano. Este ano foram registrados 189 casos de sarampo no estado. No ano passado, houve 333 pessoas com a doença.


Postagem Anterior Próxima Postagem