PRODUTORES E PROPRIETÁRIOS RURAIS DA REGIÃO NOROESTE DO RIO TÊM ATÉ DIA 31 DE AGOSTO PARA SE INSCREVEREM NO PROJETO CONEXÃO MATA ATLÂNTICA


Foi prorrogado, até dia 31 de agosto, o prazo de inscrições para produtores e proprietários de imóveis rurais do Noroeste do estado participarem do projeto Conexão Mata Atlântica, que valoriza os agricultores que adotam ações de conservação de floresta nativa, restauração de áreas degradadas e implementam práticas agrícolas sustentáveis. O projeto prevê recompensar, por meio do mecanismo financeiro de Pagamento por Serviço Ambiental (PSA), proprietário rurais que atuam em seis microbacias das regiões hidrográficas do Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana e Médio Paraíba do Sul, no estado do Rio de Janeiro.

No Noroeste, o projeto contemplará propriedades localizadas dentro dos limites das microbacias dos municípios de Italva (microbacia Córrego Coleginho/Olho D’água), Cambuci (microbacias Valão Grande, Córrego Caixa D’água/Valão Grande II), Varre-Sai (microbacia Varre-Sai) e Porciúncula (microbacia Ouro). As áreas são estratégicas para a manutenção dos fragmentos florestais de Mata Atlântica e dos recursos hídricos da região.

Mais de 150 proprietários rurais da região já manifestaram interesse em participar do projeto Conexão Mata Atlântica. Os agricultores que deram início ao processo de seleção, até o momento, estão em fase de apresentação da documentação e elaboração da proposta técnica, que indicará as áreas e ações a serem trabalhadas nas propriedades. Na região Sul serão contemplados os municípios de Valença e Barra do Piraí (microbacia Rio das Flores).


Como participar - Os proprietários rurais das áreas atendidas, interessados em se beneficiar do projeto, podem procurar as unidades executoras locais para obterem informações e assistência técnica sobre a documentação necessária e a elaboração da proposta técnica, que indicará as áreas e ações a serem trabalhadas nas propriedades.

O projeto oferece suporte técnico ao proprietário rural durante todo o processo de inscrição, desde a emissão do Cadastro Ambiental Rural (CAR), um dos documentos exigidos pela seleção pública, até o desenvolvimento do Plano de Ação. Confira o edital ou acesse pelo site www.inea.rj.gov.br/conexaomataatlantica.


Postagem Anterior Próxima Postagem