ELEIÇÃO: TRANSFERÊNCIA DE DOMICÍLIO SÓ ATÉ A PRÓXIMA QUARTA

Termina na próxima quarta-feira (09/05) o prazo para o eleitor que mudou de residência para outro município ou estado requerer a transferência do título, para poder votar no novo domicílio eleitoral. Nesse caso, é necessário que tenha decorrido pelo menos 1 ano da inscrição ou da última transferência feita pelo eleitor, que deverá estar morando há pelo menos três meses na nova residência. Já o eleitor que mudou de endereço dentro do mesmo município e pretende votar em local mais próximo, também deverá requerer revisão do título. 

O prazo final também vale para o eleitor com o título cancelado, que precisa regularizar sua situação eleitoral, bem como para quem pretende tirar a primeira via do documento, transferir o domicílio ou solicitar mudança para uma seção de fácil acesso. Vale lembrar também que quem completar 16 anos até o dia do primeiro turno (7 de outubro) já pode tirar o título. Para conferir a situação do seu título eleitoral, clique aqui.

Biometria
No estado do Rio, também devem regularizar a situação até 9 de maio os eleitores que não compareceram ao cadastramento biométrico obrigatório nos municípios de São João da Barra, Rio das Ostras, Queimados, São Sebastião do Alto e Trajano de Moraes. Nos demais municípios, mesmo quem não fez a biometria poderá votar normalmente em outubro, desde que não esteja com o título cancelado ou suspenso.

Segunda via
Já quem tiver perdido o título de eleitor e precisar tirar a segunda via do documento não precisa correr para as zonas eleitorais. O prazo para fazer essa solicitação termina apenas no dia 27 de setembro. Além disso, nesse caso o eleitor, em vez de ir ao cartório eleitoral, tem também a opção de baixar o e-Título, aplicativo para smartphones e tablets que traz as informações disponíveis na versão impressa do título eleitoral e informa o endereço do local de votação. É importante destacar, porém, que na 2ª via não é possível fazer nenhuma alteração no título, como atualizar dados pessoais ou mudar o local de votação, por exemplo.
Fonte: Ascom/TRE


Postagem Anterior Próxima Postagem