GOVERNADOR PEZÃO EM ITALVA NESTA SEGUNDA-FEIRA

Governador lançara programa de combate a seca na região
Um plano emergencial para enfrentamento dos efeitos da estiagem nas áreas rurais das Regiões Norte e Noroeste Fluminense tem início na próximo segunda-feira (26/01). Neste data, às 11 horas, o governador Luiz Fernando Pezão e o secretário estadual de Agricultura, Christino Áureo, estarão em Italva para o anúncio das medidas do Rio Rural Emergencial.

A solenidade acontecerá no assentamento da Fazenda Experimental de Italva, na microbacia Valão Carqueja, comunidade Ponte de Tábua, onde 128 famílias de agricultores se dedicam a produção de leite, verduras e legumes, com destaque para tomate e pimentão. No local, será aberto o primeiro poço artesiano para atendimento coletivo, uma das ações do Rio Rural Emergencial, que contempla ainda práticas para suplementação alimentar do gado e construção de barragens subterrâneas para armazenamento de água, entre outras.

O plano de contingência conta com recursos de R$ 30 milhões do Banco Mundial através do Programa Rio Rural, para enfrentamento dos efeitos da estiagem nas Regiões Norte e Noroeste, responsável por prejuízos de mais de R$ 100 milhões nas atividades agropecuárias. As ações serão executadas durante todo o ano de 2015 e vão beneficiar cerca de 13 mil pequenos produtores das microbacias hidrográficas atendidas pelo Rio Rural. Para receber os benefícios os pequenos produtores deverão adotar as práticas indicadas pelo programa, que promove a agricultura sustentável em 350 microbacias do estado.
Postagem Anterior Próxima Postagem