ESTADO DO RJ INVESTIGA DOIS CASOS SUSPEITOS DE INTOXICAÇÃO POR METANOL

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro informou neste último domingo (05/10) que investiga dois casos suspeitos de intoxicação por metanol registrados em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, e em São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos. Ambos os casos estão em análise laboratorial para confirmar ou descartar as suspeitas, que surgem em meio ao aumento de notificações em todo o país. 

De acordo com o último boletim do Ministério da Saúde, já são 225 notificações de intoxicação por metanol após ingestão de bebidas alcoólicas adulteradas. São 16 casos confirmados e 209 em investigação. Dos 225 casos, 15 foram mortes, das quais 13 estão em investigação. A maior parte dos casos é no estado de São Paulo, com 14 confirmações e 178 suspeitas sob investigação.

O metanol é um álcool usado industrialmente em solventes e outros produtos químicos e é altamente perigoso quando ingerido. Inicialmente ataca o fígado, que o transforma em substâncias tóxicas que comprometem a medula, o cérebro e o nervo óptico, podendo causar cegueira, coma e até a morte. Também pode provocar insuficiência pulmonar e renal. 

A SES-RJ reforçou que está acompanhando de perto os dois casos e que todas as medidas de vigilância estão sendo adotadas. A recomendação é que a população evite o consumo de bebidas alcoólicas de procedência duvidosa. Fonte: G1


Postagem Anterior Próxima Postagem