O deputado Jair Bittencourt (PL) realizou seu discurso de despedida na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), nesta quarta-feira (26/02), anunciando sua saída para assumir a recém-criada Secretaria Estadual de Desenvolvimento Regional do Interior, Pesca e Agricultura Familiar.
Bittencourt expressou gratidão pelo convite do governador Cláudio Castro e destacou o esforço do presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar (União Brasil), e do presidente estadual do PL, deputado federal Altineu Cortes, na criação da nova pasta.
“Vamos ajudar a desenvolver ainda mais o interior do estado com as demais secretarias. Apresentando as demandas de produtores, entidades de classes e agricultores”, afirmou o novo secretário, que também agradeceu o apoio dos deputados Val Ceasa (PRD), Dr. Deodalto e Valdecy da Saúde, ambos do PL, e Rafael Nobre (União Brasil), na divisão da antiga Secretaria Estadual de Agricultura.
A Secretaria de Desenvolvimento Regional do Interior, Pesca e Agricultura Familiar (SEDIPAF), que teve sua criação publicada nesta quarta-feira (26), no Diário Oficial, vai ficar com a EMATER/RIO (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio de Janeiro) e a FIPERJ (Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro), dois órgãos importantes no contato com agricultores e produtores rurais de todo o estado. As duas instituições comandam uma poderosa rede de 130 escritórios com capilaridade em todo o interior fluminense.
A nova Pasta também terá a competência de gerir parte do projeto agro-estradas, responsável pela manutenção das estradas vicinais. As estradas das regiões Norte, Noroeste e Serrana ficarão sob a supervisão de Jair. Bitencourt também terá o controle das políticas para a agricultura familiar e as articulações do desenvolvimento regional, que vão lhe abrir as portas de todos os prefeitos do interior. Em resumo, as ações do governo no interior terão Bittencourt como articulador junto às prefeituras.
Na Secretaria de Agricultura e Pecuária fica o suplente de deputado federal e ex-prefeito de Paracambi, Doutor Flávio, irmão, de Dr. Deoldalto.