Já em junho deste ano, durante o aniversário de emancipação de Italva, o Prefeito Léo Pelanca anunciava a compra do prédio da antiga Casa de Saúde Imaculada Conceição. Na época, explicou, com a presença de um representante dos herdeiros do imóvel, que o município estava iniciando os trâmites para a efetivação da aquisição.
Alguns mais céticos, fizeram com São Tomé, e afirmaram que só acreditariam “vendo”. Pois bem, de lá para cá, a equipe do governo municipal fez exatamente o que foi dito e na última semana o Prefeito Léo Pelanca reuniu alguns vereadores, secretários, servidores e uma representante do cartório de Italva para a assinatura da escritura do prédio.
“Nesse momento de alegria não poderia deixar de agradecer à Câmara de Vereadores de Italva, por ter aprovado os projetos que permitiram essa aquisição, e a cada um dos servidores do Município que trabalharam para que esse dia chegasse. Agradeço, também, às herdeiras do senhor Carlos Magno, antigo proprietário do imóvel, e ao advogado Miguel Rosa, pela forma solícita que conduziram toda a negociação. Por fim, agradeço a cada pessoa que acreditou e acredita no nosso trabalho. Parabéns ao povo de Italva! O Prédio da antiga Casa de Saúde Imaculada Conceição é nosso!”, comemorou Pelanca.
Durante o ato de assinatura, o prefeito afirmou que a compra do prédio não significa a reabertura do hospital, mas que se trata de um primeiro passo de muitos outros que virão.
Após a concretização do negócio, a prefeitura fez questão de colocar um banner na fachada do prédio afirmando que ele agora pertence ao Município de Italva, não deixando dúvidas sobre a compra e atendendo aos que assim com São Tomé, só acreditariam vendo. Agora não restam dúvidas. O prédio é do povo de Italva.