JOVENS ITALVENSES PARTICIPARÃO DA 14ª EDIÇÃO DA SEMANA DO PARLAMENTAR

 
Com a coordenação do deputado Estadual Danniel Librelon (REP), a 14ª edição do Parlamento Juvenil da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) começa na próxima segunda-feira, 27, e vai até o dia 1º. Conhecida como "Semana Parlamentar", o evento vai reunir 98 alunos da rede pública estadual de ensino que vão vivenciar o dia-a-dia dos deputados estaduais, além de discutir assuntos de interesse da população.


Representando Italva, Francisco Bard, disse que a motivação para se candidatar ao Parlamento Juvenil surgiu da afinidade pelo envolvimento cívico e do desejo de contribuir positivamente para a comunidade. "Acredito que minha participação ativa nesse processo democrático pode ser uma oportunidade significativa para influenciar as decisões que impactam diretamente a juventude".

Bard segue: após participar da 14ª edição do Parlamento Juvenil, antecipo que minha vida será transformada em diversos aspectos. Nessa experiência, espero adquirir uma compreensão mais aprofundada dos mecanismos políticos, aprimorar minhas habilidades de liderança e estabelecer conexões valiosas com colegas dedicados à promoção de mudanças positivas. Além disso, imagino que essa vivência ampliará minha perspectiva em relação a questões sociais e políticas, capacitando-me a ser um cidadão mais informado e engajado", reitera o Jovem Parlamentar.

Cardoso Moreira é representada pelo estudante Matheus Batista de Sousa.

Outros municípios representados:
Áquila Monteiro Rosa
Cambucí
Esther Soares Rodrigues
Italva
Anna Clara Andrade Sabino
Natividade
Isabela Cabral Azevedo de Sá
Porciúncula
Isadora Ximenes Pecly Faria
São José de Ubá
Yasmim Mendes dos Passos 
Bom Jesus de Itabapoana
Sávio de Oliveira Reis
Aperibé
João Vitor da Silva Ferreira Rocha
Itaocara
Victor Hugo Arantes Bueno
Miracema
Marcelo Magalhães Fernandes Rambaldi 
Santo Antônio de Pádua
Maria Eduarda de Oliveira Maurício
Varre-Sai
Nikolas Húngara Bittencourt
Itaperuna
Iago Picanço
Laje do Muriaé

Criado em 1998, instalado em 2003 e revisado em 2015, o Parlamento Juvenil tem por objetivo possibilitar aos jovens o exercício da atividade política, a cidadania, bem como a compreensão e a vivência do processo legislativo, dando-lhes protagonismo. Antes de chegarem à Alerj eles passam pelo período de eleições e só então tomam posse como Parlamentares.

O Parlamento Juvenil simula os moldes do parlamento convencional, com direito a escolha da Mesa Diretora, Regimento Interno e votação em plenário. Durante uma semana, os estudantes eleitos passam a ter as mesmas atribuições de um deputado estadual e discutem projetos de lei de sua própria autoria que podem ser aprovados pelos deputados estaduais e se aprovados e sancionados podem virar leis oficiais para toda a população fluminense. Por Luci Braga (Alerj)

Postagem Anterior Próxima Postagem