EVENTO EM ITALVA CELEBRA O DIA DA MATA ATLÂNTICA COM FEIRA DE CADEIAS PRODUTIVAS SUSTENTÁVEIS

Para celebrar o Dia Nacional da Mata Atlântica, o projeto Conexão Mata Atlântica realiza na sexta-feira, dia 27 de maio, em Italva, evento de integração e apresentação dos resultados, além de Feira de Cadeias Produtivas Sustentáveis, incentivadas pelo projeto. A iniciativa também vai comemorar o desembolso de mais de R$ 5,8 milhões em pagamentos por serviços ambientais, realizados de 2017 até o momento. O evento, que contará com a presença de autoridades municipais e estaduais, será no Centro de Treinamento da EMATER-RIO – Centerj (BR-356, 77 – Boa Vista, Italva – RJ), a partir das 15h. Veja programação logo abaixo.

A Feira de Cadeias Produtivas Sustentáveis reunirá agricultores prestadores de serviços ambientais, representantes de diferentes segmentos: cafeicultura, laticínios, rizicultura, agroecológicos/agroflorestais, produtos da biodiversidade do bioma, entre outros. “O evento marca uma nova etapa do projeto, que depois de anos incentivando os produtores rurais, pretende trabalhar a sustentabilidade ambiental e financeira dos negócios rurais por meio do fortalecimento das cadeias produtivas,” explica Gilberto Pereira, coordenador executivo do projeto no estado do Rio de Janeiro.

O projeto Conexão Mata Atlântica atua em áreas rurais estratégicas para a recuperação e manutenção do bioma na Bacia do Rio Paraíba do Sul, que estão localizadas nos municípios de Italva, Cambuci, Varre-Sai, Porciúncula, Valença e Barra do Piraí. Atualmente, 256 produtores rurais são beneficiados pelo projeto por desenvolverem ações de conservação de florestas nativas, restauração ecológica e conversão produtiva por meio da implantação e manutenção de práticas produtivas sustentáveis (sistemas agroflorestais e silvipastoris) em áreas com baixa produtividade.  

Ao todo, são 2640 hectares (o equivalente a mais de 3.690 campos de futebol) manejados com ações ambientais contempladas pelo Conexão Mata Atlântica, que é, atualmente, – em número de beneficiários, abrangência e recursos –, a principal iniciativa de Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA) do estado do Rio de Janeiro. Somente em 2022, já foram desembolsados mais de cerca de R$700 mil em PSA aos produtores rurais.

O projeto é conduzido pela Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS), por meio do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), e pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento (SEAPPA), por meio da EMATER-RIO. A iniciativa é financiada pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF) e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

 
SERVIÇO

Celebração do Dia da Mata Atlântica e Feira de Cadeias Produtivas Sustentáveis
Dia 27 de maio, a partir das 15h
Local: Centerj/EMATER-RIO – BR-356, 77 – Boa Vista, Italva – RJ.

INFORMAÇÕES

Coordenação do Conexão Mata Atlântica no Rio de Janeiro
www.inea.rj.gov.br/conexaomataatlantica! 
(21)2334-9601 ou conexaorj@mataatlantica.finatec.com.br

Assessoria de Comunicação – Conexão Mata Atlântica RJ
Daniella Fernandes – daniella.fernandes@finatec.org.br
(21) 2334-9601 / 98779-6594
Postagem Anterior Próxima Postagem