ITALVA E CARDOSO TÊM MAIS DE 3 MIL TÍTULOS CANCELADOS À ESPERA DE REGULARIZAÇÃO A UM MÊS DO FECHAMENTO DO CADASTRO

Estamos em ano eleitoral. Faltam seis meses para o brasileiro ir às urnas para votar nas eleições nacionais, quando serão eleitos presidente, governadores, senadores e deputados. Mas para exercer o voto é necessário possuir título eleitoral e o mesmo precisa estar regular e se alguém está com o título cancelado precisa procurar a Justiça Eleitoral o quanto antes para tentar a regularização, o prazo vai até o dia 04 de maio.

Em Italva já foram cancelados 1427 títulos e 89 estão suspensos e em Cardoso Moreira são 1585 documentos cancelados e 74 estão suspensos. Por aqui são 11511 eleitores aptos a votar e 11849 na Cidade Carinho. Dados fornecidos ao Italva em Foco pelo cartório eleitoral da 141ª Zona Eleitoral nesta segunda-feira (04/04). Somando os dois municípios, são mais de 3 mil títulos cancelados.

O principal motivo de cancelamento da inscrição eleitoral ocorre quando eleitoras e eleitores com idade entre 18 e 70 anos deixam de votar ou justificar a ausência às urnas por três turnos consecutivos de votação. Nessa faixa etária, o voto é obrigatório.

O processamento das ausências relativas aos turnos de votação das eleições municipais de 2020, realizadas no auge da pandemia, estão provisoriamente suspensas pela Justiça Eleitoral. Portanto, essas ausências não entram na contabilidade dos faltosos com o título de eleitor cancelado. Da mesma forma, essas ausências às últimas eleições não geram multa. Caso essas ausências venham a ser processadas, a Justiça Eleitoral fará ampla divulgação sobre a necessidade dessas eleitoras e eleitores regularizarem a situação com a Justiça Eleitoral. 

Para os jovens de 16 e 17 anos, o voto ainda é facultativo. Mas, se desejarem votar em outubro, precisam tirar o título até o fechamento do cadastro. E isso vale também para aquelas pessoas que têm 15 anos mas completam 16 até o dia 2 de outubro, data do primeiro turno das eleições gerais deste ano. O voto dos idosos com 70 anos ou mais também é facultativo e, por isso, não há risco de cancelamento caso deixem de comparecer às urnas. Todos os procedimentos, desde consultar a situação do título, regularizar e tirar o 1º título é possível pela internet, mas caso não seja possível, o procedimento pode ser realizado presencialmente no cartório eleitoral. Em Italva funciona próximo ao fórum de segunda a sexta de 11h às 19h. TRE/RJ

Postagem Anterior Próxima Postagem