ALERTA: IDOSAS SÃO VÍTIMAS DO FALSO SEQUESTRO EM ITALVA

Duas idosas foram vítimas do falso sequestro em Italva nesta semana. Segundo informações obtidas pelo Italva em Foco, uma das vítimas recebeu uma ligação de um golpista fazendo diversas perguntas. Ele queria saber se a idosa havia tomado café e comido algo ou bebido água, em seguida pediu que ela se sentasse, perguntando se ela tinha algum membro familiar favorito. Ao responder que era sua neta, o criminoso disse que a havia sequestrado e que para libertá-la a idosa teria que pagar 5 mil reais. 

Desesperada, a vítima seguiu até o banco e acabou perdendo 2 mil reais. Só após se comunicar com familiares percebeu que havia sido vítima de um golpe. A família fez a denúncia na 148ª DP que investiga. Essa senhora não foi a única. No mesmo dia outra idosa caiu no mesmo golpe. Moradores acreditam que há uma quadrilha especializada neste tipo de golpe em Italva.

 

Quem recebe a ligação suspeita, precisa manter a calma. Escutar muito e falar quase nada, ser monossilábico. Utilizar um nome fictício para seu parente e observar se o golpista passa a repetir esse nome como se estivesse com alguém em seu poder. Mesmo que ele saiba o nome de algum parente e acerte de primeira, tal fato não significa que ele esteja com a pessoa. Utilizar nomes comuns é uma prática estratégica neste tipo de “negócio”, por um motivo bem simples, todos nós conhecemos algum; João, José, Antônio, Maria ou Ana e o criminoso sabe disso.

Quando receber esse tipo de ligação, a prudência recomenda não fazer nenhuma promessa, não combinar nenhum pagamento. Caso fique com medo ou desconfie que pode ser verdade e que seja um filho ou um parente próximo em poder de criminosos, procure alertar alguém que esteja perto, faça sinal ou encontre alguma forma de escrever e peça para te levar imediatamente para uma delegacia. Se tiver um pouco mais de segurança, desliga o celular e finge que caiu a ligação e vai para a delegacia. Em um momento como esse é imperativo que outra pessoa esteja dirigindo o veículo e que o bluetooth do celular seja desligado para que o som não fique no viva voz e o criminoso perceba que você mudou de ambiente em uma próxima ligação. Jus21


Postagem Anterior Próxima Postagem