GOVERNADOR DO RJ SANCIONA LEI QUE PREVÊ PRISÃO PARA QUEM FOR FLAGRADO FAZENDO TATUAGENS EM ANIMAIS

Agora é lei! Quem for flagrado tatuando um animal ou até mesmo aplicando piercing terá que responder criminalmente. A lei vale para animais domésticos e silvestres. De acordo com o governador do Estado, Claudio Castro, atos como esses em animais causam dor, o que pode ser visto como maus-tratos, além de ter apenas a finalidade estética. “Essa iniciativa visa especialmente a preservação da saúde e bem-estar dos animais”, explicou o governador. (continua abaixo)

Para o Secretário Estadual de Agricultura, responsável pelas Políticas Públicas da Subsecretaria de Proteção e Defesa dos animais (RJPET), Marcelo Queiroz, a aplicação da lei no avanço dessas políticas para animais no Estado do Rio de Janeiro, é muito importante no que tange evitar o uso de métodos que causam dor e sofrimento aos animais. “A tatuagem em qualquer lugar do corpo sempre causa uma dor, mas a pessoa paga para sentir. Porém causar dor em um animal pelo simples fato estético, torna-se uma atitude inadmissível. O bicho não escolheu sentir aquela dor, sem contar que de acordo com veterinários, existem outros problemas, como: estresse durante o procedimento e até processos alergênicos à tintura ou material utilizado. Fato é que, quem ama seu animal de estimação não vai querer fazer com o mesmo passe por situações como essa”, explicou Marcelo Queiroz. (continua abaixo)

A lei é importante, porque de acordo com especialistas, há os riscos inerentes aos processos de sedação do animal, a probabilidade de infecções durante o processo de cicatrização, queimaduras e irritações crônicas. Em relação a aplicação de piercings, além do estresse existe um acréscimo na probabilidade de acidentes em animais ao prender o objeto em superfícies, podendo causar lacerações, ou mesmo agravar ferimentos em situação de conflitos com outros animais. Somando-se ao risco do fato de que dependendo do local de aplicação o animal pode se auto lesionar tentando retirar o adorno devido o incômodo, desconforto ou até mesmo dor.

Cerveja gelada no ponto certo! 🍻🍻 
O peixe frito mais gostoso da região! 🐟🐟 
Na Saldanha da Gama em Italva 
(Rua Amélia Mota esquina com Saldanha da Gama)
Postagem Anterior Próxima Postagem