Uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) se organiza e ganha força sobre o Sudeste do Brasil, favorecendo a intensificação de áreas de instabilidade sobre a Região que vão espalhar muitas nuvens carregadas sobre Minas Gerais, Espírito Santo e sobre o Rio De Janeiro. Há condições de muitas pancadas de chuva até domingo (21/02) para Italva, Cardoso Moreira e todas as cidades do Norte/Noroeste Fluminense, acompanhada de raios e vento forte. O risco de temporais aumenta à tarde e à noite em todas as áreas. (continua)
Entre esta sexta-feira (19) e o domingo (21) este padrão meteorológico segue configurado e ainda ajuda na formação de muitas nuvens carregadas nestes três estados, mantendo alta as condições de chuva frequente e volumosa, ainda com risco alto de temporais pontuais (quando podem ocorrer raios e vento forte, com rajadas entre 50 e 70 km/h).
O INMET (Intistitu Nacional de Meterologia) alerta para o risco de alagamentos pontuais, transbordamento de córregos e rios e potencial para deslizamentos de terra e queda de barreira em áreas de encosta e queda de árvores, interrupção de energia e destelhamento de imóveis durante os eventos de tempestades. Com Informações do ClimaTempo e INMET